Alimentação Saudável

A receita de coscorões que toda a gente andou a perder no Natal

É um daqueles pratos que nunca faltam nas mesas dos portugueses. Esta versão é mais saudável porque não há fritura.
Vai ficar fã.

Os coscorões, que comemos desde miúdos, são uma das propostas mais famosas de todas as mesas de Natal. Acredita-se que sejam de origem mourisca e que foram trazidos para a Europa pelos cruzados. Quem já provou sabe que são bastante resistentes — especialmente ao tempo —, o que os tornava  ideais para as longas viagens durante a Idade Média. Naquela altura, podiam ser regados com mel ou polvilhados com sal, sendo assim uma opção que tanto se podia comer doce ou salgada.

O sucesso manteve-se, e é difícil encontrar uma mesa de Natal onde esta massa frita não esteja presente. Infelizmente, fazem parte daquele conjunto de doces típicos dos quais todos os que estão num perda de peso se devem afastar. Grande parte do valor calórico dos coscorões vem mesmo do facto de serem fritos e, logo, pouco saudáveis.

Se dezembro é aquele mês em que exageramos na comida, só podemos recomendar que consuma doces menos repletos de calorias. No entanto, sabemos o quão difícil pode ser passar o Natal sem provar os deliciosos coscorões. O blogue “Receitas de Portugal” criou uma receita que mantém o sabor e que, ao mesmo tempo, é saudável, visto que se faz no forno.

Do que precisa

— 250 gramas de farinha
— 1 pitada de sal
— 60 gramas de manteiga
— 2 colheres de sopa de aguardante
— 5 colheres de sopa de leite
— 4 colheres de sopa de água
— raspa de 1 limão
— 1 ovo batido
— Mel q.b.

Como se faz

Vai começar por juntar a farinha ao sal e manteiga, amassando tudo muito bem. De seguida, adiciona a aguardente, o leite, a água e a raspa do limão. Depois de mexer tudo novamente vai deixar a massa repousar durante dez minutos. Entretanto, ligue o forno a 180 graus. Estende a massa sobre uma mesa polvilhada com farinha até ficar com uma espessura final. Com o auxílio de uma carretilha corta-a em retângulos. No centro vai fazer três cortes e coloca sobre um tabuleiro, pincelando com o ovo previamente batido e leva ao forno por 12 minutos. Pincela com mel e terá coscorões prontos a ser servidos.

Se não consegue resistir a uma sobremesa, carregue na galeria para conhecer outras receitas fáceis de replicar (umas mais saudáveis que outras).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT