Alimentação Saudável

A receita de crepes infalível para acabar de vez com o enguiço das tentativas falhadas

A massa leva três ingredientes e é super fácil de fazer: é só misturar tudo e cozinhar dos dois lados (o truque é quanto tempo).
Uma delícia.

Em triângulo, meia-lua, dobrados a meio ou em rolinho, os crepes são o pequeno-almoço preferido de muitos. Seja qual for o formato ou o recheio — doce ou salgado — são sempre fáceis de comer, mas nem todos os conseguem preparar facilmente.

Tanto quanto se sabe, a iguaria é preparada desde os tempos medievais e as primeiras receitas terão surgido na região da Bretanha. Na altura, eram conhecidos como “bolos achatados” e consumidos como sobremesa. Atualmente existem versões doces ou salgadas, mas a massa deve obedecer sempre ao mesmo preceito: ser fina, consistente e ligeiramente elástica para que seja possível dobrá-la de diferentes maneiras, a bem da criatividade na apresentação. 

Perfeitos para dividir, os crepes podem facilmente substituir um lanche ou um pequeno-almoço ou servirem como sobremesa. Independentemente da refeição a que prefere comê-los, deve sempre escolher os ingredientes da massa com algum cuidado para ter mais margem para brincar com os sabores com que vai rematar o seu crepe.

Esta versão de Regina Lima é infalível por ser tão rápida e prática. E sugere que sejam recheados com banana, manteiga de avelã e granola. Se preferir, podem ser recheados com morangos, framboesas, maçãs ou qualquer outro fruto. 

Do que precisa

Massa (para uma pessoa)
– 1 ovo biológico
– 1 colher sopa farinha de tapioca
– 1 colher sobremesa de cacau em pó

Topping
– 1 banana da madeira
– 1 colher de sobremesa de manteiga de avelã ou amêndoa
– 1 colher de sobremesa de granola à escolha
– canela em pó (opcional)

Como se faz

O primeiro passo é pré-aquecer uma frigideira anti-aderente sem gordura. Enquanto a mesma aquece, junte o ovo, a farinha e o cacau numa taça e bata tudo com um garfo. Quando a mistura estiver bem envolvida, distribua a massa na frigideira já quente e deixe cozinhar por uns minutos. O segredo do sucesso é este: o tempo que deve deixar a massa cozer. Nas primeiras vezes, o melhor é não tirar os olhos da frigideira.

Quando se começar a soltar do fundo, vire o crepe e deixe cozinhar mais uns 30 segundos do lado oposto e retire de seguida. Agora é só acrescentar os toppings: barre com a manteiga de avelã, coloque a banana fatiada e a granola, feche e aproveite.

Nesta altura do ano os gelados são os protagonistas dos lanches e sobremesas. Carregue na galeria para saber quais são os piores e os melhores gelados da Olá para quem está de dieta.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT