Alimentação Saudável

A receita de empadão fit sem batata que os miúdos vão adorar

É a típica comida de conforto que promete satisfazer toda a família — e numa versão mais saudável, com couve-flor e bacalhau.
Os miúdos vão adorar.

O empadão é um daqueles pratos conhecidos pela sua versatilidade. Entre camadas de puré de batata (ou arroz) são colocados recheios variados, que podem ir muito além da tradicional carne picada.

Neste caso, a autora da receita foi mais longe e trocou o típico puré de batata, por uma mistura de couve-flor e feijão. Além de ser muito rica nutricionalmente, é uma forma de fazer com que os miúdos comam este vegetal e leguminosa, a que normalmente torcem o nariz.

Sandra Nereu, do blogue “Panelinha de Sabores”, explica que esta versão “pode ser uma forma de aproveitamento de sobras ou uma oportunidade para experimentar novas combinações, a pensar no contraste de texturas e de sabor entre as camadas, que tornam o prato mais complexo e rico”.

Do que precisa

— 2 postas médias de bacalhau demolhado
— 2 cebolas grandes
— 2 dentes de alho
— 2 colheres de sopa de azeite
— 150 gramas de espinafres
— sal q.b.
— ervas aromáticas a gosto
— 750 gramas de pés couve-flor (podem ser congelados)
— 1 frasco de feijão branco cozido (cerca de 550 gramas)
— 1 cebola pequena
— 2 dentes de alhos
— 1 ovo batido

Como se faz

Comece por cozer o bacalhau por 10 minutos. Escorra e reserve 1/4 de chávena de chá da água da cozedura. Num tacho coloque a cebola cortada em meias-luas, o alho picado e o azeite e cozinhe em lume brando. Quando a cebola amolecer, adicione o bacalhau em lascas, livre de pele e espinhas. Junte a água da cozedura que reservou. Deixe cozinhar durante dois minutos. Adicione os espinafres e deixe ferver por mais cinco minutos.

Faça o puré ao mesmo tempo que o preparado de bacalhau. Noutro tacho coloque a couve-flor, a cebola, os dentes de alho e o sal com água até cobrir. Deixe cozer durante 10 minutos, até a couve estar tenra. Junte o feijão escorrido e deixe ferver por mais cinco minutos. Passe para um coador de forma a garantir que retira toda a água de cozedura. Volte a colocar no tacho e triture com a varinha mágica até obter um puré. Acerte os temperos a gosto.

Pré-aqueça o forno a 200ºC, com a resistência de cima ligada. Enquanto aquece, espalhe metade da quantidade de puré numa assadeira. Por cima, coloque o preparado de bacalhau. Cubra-o depois com o restante puré. Pincele com ovo batido e leve ao forno a dourar.

Carregue na galeria e conheça outras receitas super saudáveis e igualmente deliciosas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT