Alimentação Saudável

A receita de falafel super simples que vai querer fazer em casa

Aproveite o grão de bico que tem lá em casa e faça e experimente esta receita. Como entrada ou prato principal vai ser sempre um sucesso.
umas bolinhas deliciosas

Já alguma vez se perguntou o que pode fazer com o grão de bico que sobra de alguma refeição, ou então como o pode usar sem ser em saladas e massas? A melhor resposta chega-nos de outras paragens.

O uso do grão pode ser infinito e conseguimos usá-lo em variadíssimas receitas saudáveis. Perfeito para húmus, hambúrgueres ou quiches, no entanto pode também ser usado para fazer uns falafel que servem como entrada ou prato principal. É um toque de cozinha árabe que é bem simples de importar (e que não vai desiludir).

O grão é uma excelente fonte de proteína vegetal, que oferece hidratos de carbono e fibras, combina ingredientes que evitam picos de insulina, sacia e ativa as áreas cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento. Tudo excelente razões para incluir mais vezes esta leguminosa na sua alimentação.

Reaproveite o grão que tem lá em casa e surpreenda os seus amigos ou família no próximo jantar com uns bolinhos de grão no forno deliciosos. A receita é da nutricionista Sónia Marcelo do blogue “Dicas de uma Dietista”.

Do que precisa

– 300gr de grão de bico cozido

 – 30gr de azeite

 – 1 colher de chá de açafrão

 – 1 colher de chá de pimenta preta

 – 1 dente de alho

 – 20gr sementes sésamo

 – 1 mão de folhas de espinafres 

 – sal q.b

Como se faz

Numa liquidificadora colocar todos os ingredientes, exceto os espinafres, e triturar até ficar uma massa homogénea; Retirar pequenas porções de massa com as mãos e formar bolas pequenas; Repetir o procedimento até metade da receita.

Juntar os espinafres, triturar e moldar as bolas até terminar a massa; Forrar um pirex com papel vegetal e dispor os falafel; Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos; Servir como entrada ou prato principal.

E já que está na onda das refeições saudáveis, carregue na galeria para descobrir os 12 almoços saudáveis que pode preparar em casa para o regresso ao trabalho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT