Alimentação Saudável

A receita de gelado de chocolate fit para comer naqueles momentos de gula

É uma alternativa caseira às versões calóricas e carregadas de açúcar que encontra nos supermercados.
Uma versão deliciosa.

Os gelados são uma das maiores tentações do verão, muito devido ao facto de estarem em todo o lado. Nos cafés, nos bares da praia e nos supermercados. O grande problema é que, embora existam inúmeras opções no mercado, a maioria que se encontra à venda é pouco saudável, bastante calórica e, por isso, péssima para a dieta. Mas isso não significa que tenha de se privar deste tipo de doce.

É possível preparar versões caseiras equilibradas nutricionalmente, pobre em calorias, ricas em proteínas — e com benefícios para a saúde. Tudo isto, claro, com a garantia de que sabem tão bem quanto os gelados das marcas mais conhecidas do mercado.

Esta sugestão da nutricionista Lia Faria é um bom exemplo disso. A receita para uma pessoa tem mais de 20 gramas de proteína e o aspeto guloso do chocolate com o topping de nozes  faz qualquer um ficar a salivar por mais.

Do que precisa

— 250 gramas de iogurte grego light (ou de soja natural)
— 4 colheres de chá de cacau cru em pó
— 5-6 gotas de stevia líquida (podem ajustar a quantidade ao vosso paladar)
— 15 gramas de chocolate 70 por cento de cacau
— 1 colher de sopa de bebida vegetal ou leite magro
— 10 gramas de nozes picadas

Como se faz

Numa tigela, comece por misturar o iogurte com o cacau em pó e mexa muito bem. Adicione as gotas de stevia e envolva. À parte, derreta o chocolate em banho-maria, e adicione a bebida vegetal (ou leite magro). Quando estiver bem derretido, retire e verta sobre o preparado anterior. Coloque por cima, as nozes picadas e leve ao congelador, entre 1 a 2 horas, consoante a vossa preferência de textura.

Carregue na galeria para conhecer mais opções de gelado que pode replicar nestes meses de verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT