Alimentação Saudável

A receita de peito de peru com laranja para impressionar até os convivas mais gourmets

Dá para toda a família, ou para preparar para comer durante a semana. O que importa é que é um prato bem fresco e saboroso.
Para jantares de família ou marmitas durante a semana.

À primeira vista pode parecer um daqueles típicos pratos de Natal, ou não fosse esta proteína animal uma dos protagonistas da época. Mas não. Esta versão, além de saudável, tem um twist diferente que lhe dá um sabor intenso e fresco: a laranja. 

A Organização Mundial de Saúde aconselha a redução no consumo de carnes vermelhas, como a de vaca ou de porco — associadas a um maior risco de cancro, bem como a carne processada. O mesmo não se passa com as carnes brancas, como o frango e o peru, uma vez que são mais ricas em proteína, nutrientes e benéficas para o colesterol. 

O peru insere-se neste grupo de carnes que são mais saudáveis. Porém, comê-lo apenas grelhado torna-se aborrecido e aumenta a possibilidade de cair na tentação de fazer refeições mais calóricas. A solução passa por optar por receitas diferentes e inovadoras.

Esta sugestão da autora do blogue “Panelinha de Sabores” com molho de laranja é uma boa alternativa para surpreender a família ou amigos.

Do que precisa

— 1 peito de peru com cerca de 1,5 quilos
— raspas e sumo de 1 laranja
— 1 colher  de chá de alho em pó
— 1 colher de chá de cebola em pó
— 1 colher de sopa de agave ou mel
— 2 colheres de sopa de óleo de sésamo ou azeite
— sal
— 1 colher de chá de ervas de Provença (ou outra erva aromática)
— 1/4 colher de chá de pimentão doce (paprika)

Para o molho de laranja
— 1colher  de sopa de óleo de sésamo ou azeite
— 1 colher de chá de alho picado ou esmagado, ou alho em pó
— 1/2 colher de chá de gengibre em pó ou fresco ralado
— 1 pitada de flocos de piripiri
— 1 colher de chá de agave ou mel
— raspas e sumo de 1 laranja
— 2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena)

Como se faz

Numa tigela misture as raspas e o sumo de laranja, o alho em pó, a cebola em pó, o xaropede agave, o óleo de sésamo, o sal, as ervas de Provença e a pimentão doce.

Coloque o peito de peru numa assadeira. Regue com a mistura anterior (se não escorrer líquido suficiente para cobrir o fundo da assadeira, use água para o fazer).

Aqueça o forno a 200ºC. Quando estiver quente, coloque o peru a assar durante 45 minutos. Vá retificando o líquido no fundo da assadeira acrescentando água e regando a carne com o molho criado (se achar necessário, cobra com folha de alumínio a meio do tempo).

Como preparar o molho
Coloque um tacho ao lume com o óleo de sésamo. Quando quente, junte o alho e misture. Acrescente os restantes ingredientes e o amido previamente diluído em 200ml de água. Deixe levantar fervura em lume brando e vá mexendo sempre. Retifique a textura do molho com o líquido formado da assadura do peru. Sugestão da autora: sirva com o molho e rodelas de laranja.

Carregue galeria para conhecer mais receitas perfeitas para os dias de maior calor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT