“Uma provisão fresca de queijadas de Sintra rolou, esmagando-se, sobre as flores do tapete.” É assim que termina a descrição do momento em que João da Ega deixs cair o pacote com os doces para cumprimentar Maria Eduarda, a quem acabava de ser apresentado, e é um dos episódios mais famosos de “Os Maias”, de Eça de Queiroz. É apenas um dos muitos momentos onde a tradicional iguaria é citada no romance escrito no século XIX. Porém, a origem da receita desta especialidade é (bem) mais antiga.
Segundo a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, “as Queijadas de Sintra são conhecidas pelo menos desde 1227, sendo utilizadas como pagamento de foros e tendo a sua industrialização começado no século XIX”. No entanto, pensa-se que estas pequenas tartes que levam queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e um pouco de canela já eram produzidas na região durante a Idade Média.
Apesar da origem um pouco incerta, estas queijadas tornaram-se cada vez mais populares e atualmente são consideradas um verdadeiro ícone da gastronomia portuguesa. Quem visita a vila de Sintra e entra em alguma pastelaria, raramente lhes consegue resistir. O único problema é apresentam uma quantidade de calorias e açúcar muito acima das desejadas. Nada que não tenha solução — basta optar pela receita da nutricionista Bárbara Oliveira. Não contém açúcar, prepara-se em menos de 20 minutos e é igualmente deliciosa.
Do que precisa
— 170 gramas de requeijão magro
— 2 ovos
— 1 colher de sopa de amido de milho (farinha Maizena)
— 1 colher de sobremesa de mel
— 1 colher de chá de canela em pó
— canela q.b.
Como se faz
Comece por bater os dois ovos. Junte a farinha Maizena, o mel e a canela e mexa até eliminar todos os grumos. Coloque o requeijão numa taça e esmague-o com um garfo. Junte depois os ovos batidos e envolva até obter uma massa homogénea. Divida a massa obtida por oito formas de silicone e leve ao forno, pré-aquecido a 180°C, durante 15 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar e polvilhe com canela para finalizar.
Carregue na galeria para descobrir outras 13 sobremesas saudáveis que levam apenas até cinco ingredientes.