Alimentação Saudável

A receita de salmão com molho de iogurte e espinafres que ninguém consegue resistir

O peixe é o protagonista, mas os legumes dão um toque original e realmente saboroso. Experimente.
Uma opção para os dias de calor.

Seguir uma dieta alimentar sobretudo nos dias de calor pode ser um grande desafio. Porém, com as receitas certas, como é o caso deste prato de salmão com molho de iogurte e espinafres, tudo se torna mais fácil. É uma sugestão original e cheia de sabor. Sim, isso é possível, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Até os mais céticos aos pratos saudáveis vão querer repetir a dose.

Versátil, saboroso e muito rico do ponto de vista nutricional. o salmão é protagonista de centenas de receitas. Este alimento faz parte dos alimentos calóricos permitidos nos planos alimentares de quem está em processo de perda de peso. É conhecido como um peixe saudável devido aos seus níveis de ómega 3 mas “a dose faz a diferença”. De acordo com a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, 100 gramas de salmão (um lombo pequeno) podem conter cinco a 15 gramas de gordura. Isto é, 45 a 135 calorias. Por isso, não abuse deste alimento, mas tenha-o sempre por perto.

O mote da profissional é simples: “Nutrir com saúde e amor”. Na sua página de Instagram há sempre dicas, artigos e receitas para descobrir, porque “uma alimentação saudável não é sinónimo de pratos sem sabor ou cor, antes pelo contrário”.

Do que precisa

— 5 lombos de salmão
— Sumo de meio limão
— 4 dentes de alho picados
— 2 punhados de espinafres
— 1 iogurte grego natural
— 1 dente de alho
— 1 colher (sopa) de azeite
— Sal a gosto
— Cebolinho

Como se faz

Comece por temperar os lombos de salmão com sal, sumo de limão e 3 dentes de alho picados. Deixe o preparado a marinar no frigorífico por meia hora. Depois coloque os lombos num pirex, tape com papel de alumínio e levar ao forno por 20 min. Entretanto, numa frigideira coloque um fio de azeite e os dentes de alho, adicione os espinafres e saltei-os. Quando estiverem no ponto escorra o excesso de líquido, cebolinho e junte o iogurte. Retirar o salmão do forno e destape-o. Deite por cima dos lombos o molho de espinafres e leve novamente ao forno por mais 10 minutos.

Agora, carregue na galeria para descobrir dez ideias de refeições saudáveis e diferentes sugeridas por Luísa Fortes da Cunha, autora da página “My Casual Brunch”, desde quiches a panquecas de vegetais e fritattas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT