Alimentação Saudável

A receita de semifrio de lima saudável que conquista até quem não aprecia doces

Uma sobremesa com uma apresentação incrível — e os remorsos não têm de fazer parte dos ingredientes.
Uma tentação em que pode cair sem medos.

Quando o sol começa a aquecer, é tempo de explorar as sobremesas frias. E não é preciso optar pelos gelados nem pelos semifrios que são, geralmente, verdadeiras bombas de calorias e açúcar. Porém, todas as regras têm a sua exceção. 

É nesta categoria que podemos colocar o semifrio fit de lima criado por Sandra Nereu, do blogue “Panelinha de Sabores”. Um doce de colher fresco, delicioso mas saudável. E mais: não contém glúten nem lactose.

Segundo a autora “esta receita não tem ingredientes não recomendados, tudo foi cuidadosamente escolhido para funcionar, quer em termos de sabor, quer em termos de qualidade dos mesmos, sem deixar para trás a textura. Foram pensados para se combinarem numa sobremesa perfeita, seja para quem pratica uma alimentação saudável, seja para quem está em processo de perda de peso”.

A preparação está dividida em duas partes — a base tem de ser feita à parte. É o tipo de receita que pede um pouco de tempo e paciência. Mas o empenho, como mostra a imagem, valerá a pena.

Do que precisa

Para a base
— 100 gramas de miolo de nozes
— 150 gramas de passas
— 125 gramas  de coco ralado 

Para o recheio
— 1 abacate
— 2 limas (sumo e raspa)
— 500 gramas de iogurte natural ou queijo fresco batido 0% matéria gorda (quark)
— 200 ml de bebida vegetal ou leite
— 8 colheres de sopa do adoçante que preferir
— 2 colheres de chá de agar agar (4 gramas) ou 6 folhas de gelatina (11 gramas)

Como se faz

Base
Comece por triturar todos os ingredientes necessários no processador de alimentos até formar um crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar (se estiver muito seco adicione meia colher de sopa de água). Unte e forre a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22 centímetros. Pressione o crumble no fundo da forma e reserve no frigorífico.

Recheio
Coloque o abacate, o iogurte, o adoçante, o sumo e a raspa de lima no liquidificador e processe até obter um creme. Dilua o agar agar na bebida vegetal e leve ao lume até ferver durante um minuto. Junte ao creme anterior e processe novamente para misturar. Verta sobre a base e deixe solidificar no frigorífico 3 horas.

Se usar gelatina e leite: hidrate as folhas em água fria. Aqueça o leite sem deixar ferver. Escorra as folhas de gelatina e coloque no leite aquecido. Mexa para diluir. Junte ao creme de iogurte e abacate.

Se prefere uma sobremesa mais tradicional carregue na galeria para descobrir algumas receitas saudáveis de bolos de chocolate.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT