Sempre que vamos a um restaurante italiano, na carta de sobremesas nunca falta o mítico tiramisú. Não é, de todo, um doce tipicamente português, mas a nossa paixão por esta iguaria já o tornou num marco da restauração nacional.
Estima-se a receita tenha surgido em Itália nos finais do século XVI. A sua criação foi influenciada pela visita do Duque da Toscana a Siena. Os pasteleiros da cidade puseram mãos à obra e recorreram aos ingredientes mais nobres (queijo mascarpone, café e chocolate) para criarem uma sobremesa digna da realeza.
Para os que adoram comer como um rei ao pequeno-almoço esta versão da nutricionista Bárbara de Oliveira é uma ótima opção. São panquecas de tiramisú, perfeitas para quem gosta de refeições práticas, rápidas e muito fáceis de fazer. Também pode ser um bom lanche porque sacia, ao mesmo tempo que nos faz sentir como se estivéssemos a comer uma sobremesa, neste caso, saudável. Se é fã de receitas práticas, esta é uma daquelas que não pode deixar de experimentar.
Do que precisa
—1 ovo
—4 colher de sopa de queijo quark
—2 colher de sopa de farinha de trigo espelta integral
—1 colher de chá de café solúvel
—1 colher de chá de chocolate em pó
Como se faz
Comece por separar a gema do ovo da clara e bata a claras em castelo. Noutro recipiente junte a gema com duas colheres de sopa de queijo quark, uma colher de chá de café solúvel e duas colheres de sopa de farinha de trigo espelta integral. Mexa tudo com um garfo e adicione as claras. Envolva suavemente obtendo uma massa fofa.
Coloque a massa em círculos numa frigideira anti-aderente em lume brando e tapa. Deixe cozinhar durante dois minutos de cada lado. Sirva com duas colheres de sopa de queijo quark e polvilha com chocolate em pó;
Carregue na galeria e descubra sete receitas de papas de aveia que são outras excelentes opções para o pequeno-almoço ou lanche.