Alimentação Saudável

A receita de tomates recheados que se irá tornar numa das suas entradas favoritas

Esta entrada alternativa aos fritos e petiscos tradicionais é muito melhor para a saúde e igualmente saborosa.
Uma opção super fit.

Croquetes. Rissóis. Pastéis. Patês. Pão. Muito pão com manteiga e tábuas com queijos e enchidos. Chegar ao prato principal sem fome, depois de tudo isto, é normal. Servir entradas antes do jantar faz parte da tradição: é uma forma de entreter os convidados que os ajuda a enganar a fome, proporcionando um bom momento de convívio com algumas bebidas à mistura.

Porém, os petiscos que compõem as entradas nem sempre são os mais saudáveis. Regra geral, são até altamente calóricos, com elevados níveis de gordura e de hidratos de carbono simples — aqueles que mais facilmente se armazenam em forma de massa gorda no organismo. Se este momento inicial da refeição é a o seu favorito, não desanime: esta receita da nutricionista Lillian Barros é fit, fácil de fazer e irá fazer as delícias de todos os convidados.

Esta iguaria tem como protagonista o tomate, um vegetal que costuma fazer parte da maior parte das listas de compras. Os seus benefícios são inúmeros é também muito versátil e fácil de incluir nos mais diversos pratos. Neste caso, temos uma receita de tomates recheados que vale a pena experimentar.

Do que precisa

— 4 tomates grandes maduros

— 2 colheres de sopa de azeite virgem extra

— 1/2 cebola picada

— 1 dente de alho picado

— 100 gramas de peito de frango picado

— 4 cogumelos frescos

— 1 queijo mozzarella fresco light

— folhas de manjericão q.b.

— sal e pimenta q.b.

Como se faz

Comece por picar a cebola fininha, o alho e as folhas de manjericão. Reserve-os separadamente. Depois corte os cogumelos em cubos pequenos e coloque-os também num recipiente à parte. Corte o topo dos tomates e retire o seu conteúdo com a ajuda de uma colher. Coloque o sumo, as sementes e o miolo do interior dos tomates num copo e triture.

Numa frigideira, leve ao lume o azeite, a cebola e o alho picados. Deixe alourar e adicione o peito de frango. Vá mexendo. Junte o conteúdo triturado do interior do tomate à mistura e mexa.

No final, junte os cogumelos e o manjericão. Tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto. Depois de tudo cozinhado, retire do lume e deixe arrefecer entre 10 a 15 minutos. Ao refogado junte agora o queijo ralado.

Num tabuleiro pincelado com um fio de azeite coloque os tomates e coloque a mistura do recheio até mais de meio de cada um. Retifique os temperos e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos.

Se está interessada noutras receitas em que os tomates sejam protagonistas, carregue na galeria e descubra mais cinco formas fáceis de os preparar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT