Alimentação Saudável

A receita fit de bolachas de aveia com chocolate que vai querer fazer com os miúdos

São ricas em fibra e que ajuda a controlar a saciedade. Além de saudáveis, são doces, e crocantes por fora e moles por dentro.
Deliciosas. Foto: Instagram

Adoramos comer bolachas, mas odiamos ter de as fazer. Dão trabalho, levam muitos ingredientes e existe sempre a probabilidade de acabarem todas queimadas. Abrir um pacote de bolachas de chocolate seria muito mais fácil. E menos saudável também. Esta alternativa da Rita Nunes a autora do blogue “Anita Healthy” prova que não é necessário passar longas horas a preparar uma deliciosa iguaria amiga da dieta.

Vai precisar de apenas aveia, banana e chocolate preto para preparar este snack rico em fibra e que ajuda a controlar a saciedade. Estas bolachas são perfeitas para levar para o trabalho, é também uma excelente opção para os lanches dos miúdos. Além de saudáveis, são doces, e crocantes por fora e moles por dentro.

Estas bolachas ficam prontas em menos de meia hora. A preparação é também uma atividade ótima para os mais novos que, normalmente, adoram.

Do que precisa

— 1 banana madura
— 80 gramas aveia em flocos grandes
— 35 gramas farinha de aveia (ou flocos de aveia bem triturados)
— 35 gramas de sementes a gosto
— 1 colher de chá fermento
— 3 colher de sopa óleo de côco
— 2 colher de sopa xarope de agave biológico (ou mel)
— 50 ml bebida vegetal, sem açúcar
— 15 gramas de pepitas ou pedaços de chocolate preto
— 9 pedaços de chocolate preto para topping

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 165ºC e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Comece por esmagar bem a banana com um garfo. Junte o óleo de coco, a geleia de agave ou mel, a bebida vegetal e misture bem. À parte, junte os ingredientes secos: a aveia em flocos, a farinha de aveia, as sementes e o fermento. Adicione a mistura à banana envolva com uma espátula. Acrescente as pepitas de chocolate e mexa ligeiramente.

Coloque duas colheres de sopa da mistura no tabuleiro e, com as pontas dos dedos, forme as bolachas. No final, junte um pedaço de chocolate no centro de cada uma e empurre um pouco para baixo. Repita o processo até formar as bolachas todas.

Leve ao forno entre 15 a 18 minutos, até estarem douradas. Deixe arrefecer antes de servir — quando são retiradas do forno podem parecer moles, mas depois endurecem.

Carregue na galeria para conhecer outras seis receitas de bolachas saudáveis e rápidas de preparar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT