O bacalhau é o protagonista dos jantares de Consoada, lado a lado com o peru e cabrito assados, um pouco por todo o País. Servir este peixe com batatas, grão, couves ou grelos e ovo cozidos tornou-se numa tradição quase inquestionável no seio de muitas famílias portuguesas. Contudo, por mais tradicional que seja, trata-se de um prato que não agrada a todos — muitos evitam tocar-lhe e optam apenas pelo peru ou cabrito.
Se este ano quiser evitar que a maioria só coma carne, pode simplesmente dar um twist à receita original que, apostamos, todos irão gostar. A ideia da nutricionista Maria Gama passa por fazer um bacalhau cozido de uma forma diferente, juntando-lhe dois ingredientes improváveis.
“Impressionante como o toque da maçã e da amêndoa fazem toda a diferença. Nunca tinha experimentado e é incrível como com dois alimentos tão simples, se prepara uma receita tão saborosa”, diz a autora do blogue “Põe-te na Linha”.
A combinação pode parecer estranha à primeira vista, mas a nutricionista garante que a junção de sabores “é maravilhosa”. Por vezes, o truque é simplesmente arriscar e fugir um pouco à tradição.
Do que precisa
— 2 lombos de bacalhau
— 150 gramas de Espinafres
— 1/4 de pimento
— 1 cenoura
— 3 dentes de alho
— 1 cebola
— 1 maçã
— amêndoas q.b.
— azeite q.b
Como se faz
Comece por cozer os lombos de bacalhau. Enquanto cozem, refogue a cebola, o alho e o azeite num wok. Junte os espinafres, a cenoura e o pimento e deixe cozinhar. Tempere a gosto e envolva bem.
Quando esta mistura estiver cozinhada, coloque-a num tabuleiro de forno e, por cima, disponha os lombos de bacalhau. Polvilhe com a maçã cortada aos bocadinhos e as amêndoas picadas. Regue com azeite e leve ao forno cerca de 15 minutos a 180ºC até alourar.
Depois de preparar o prato principal de forma mais saudável, é hora de tratar das sobremesas. Carregue na galeria para descobrir os sete truques para tornar os doces de Natal mais fit.