Alimentação Saudável

A receita rápida e fácil de tomates recheados ideal para aproveitar sobras de frango

A sugestão é da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue "Santa Melancia". Garante que é super saborosa e pouco calórica.
É fácil e rápida.

Os dias mais quentes pedem almoços e jantares mais leves, mas igualmente saborosos e ricos em nutrientes. Esta sugestão tem ainda a vantagem de ser pobre em calorias e, por isso, muito benéfica para quem está num processo de perda de peso.

Esta receita tem como protagonista o tomate, que costuma fazer parte da maior parte das listas de compras. Os seus benefícios são inúmeros é também muito versátil e fácil de incluir nos mais diversos pratos. Segundo a nutricionista Lillian Barros, é rico em antioxidantes, vitaminas A e C, potássio e manganês. Mais: o tomate ajuda a retardar o envelhecimento celular e reduz os níveis de colesterol e triglicéridos.

Não há mesmo nada de negativo nem neste fruto, nem nesta proposta fácil e rápida de preparar. Lillian explica que pode usar fiambre de aves ou então restos de frango ou peru e assim aproveitar sobras das refeições principais.

Do que precisa

— 4 tomates
— 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
— 1/2 cebola picada
— 1 dente de alho picado
— 100 gramas de fiambre de aves (ou restos de frango ou peru)
— 4 cogumelos frescos
— 1 queijo mozarella fresco (light)
— 4 ovos
— folhas de manjericão q.b.
— sal marinho q.b.
— pimenta preta q.b.

Como se faz

Como por picar finamente a cebola, o alho e as folhas de manjericão e reserve. De seguida, corte os cogumelos, o fiambre de aves em pequenos cubos. Corte o topo dos tomates e retire-lhes as sementes e as polpa com a ajuda de uma colher. Rejeite o sumo e as sementes e pique a polpa que retirou.  Coloque o azeite, a cebola e o alho picados numa frigideira e leve ao lume. Deixei alourar e junte o fiambre de aves cortado. Deixe cozinhar e vá mexendo para não queimar.

Adicione o conteúdo retirado do interior do tomate à mistura e envolva. No final, junte os cogumelos e o manjericão. Tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar. Quando estiver pronto retire e deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos. Depois, adicione o queijo ao preparado.

Num tabuleiro com um fio de azeite coloque os tomates e recheie até mais de meio com o salteado. Depois de colocar o recheio, coloque um ovo partido em cada tomate. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno pré- aquecido a 180°C durante cerca de 20 minutos. Estará pronto quando os ovos estiverem bem passados.

Carregue na galeria e descubra mais cinco receitas onde os tomates são protagonistas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT