Alimentação Saudável

A deliciosa salada de quinoa e atum que vai revolucionar as suas marmitas

Esta receita é tudo aquilo de que precisa para as refeições da semana: rápida, simples, saudável e saborosa.
Experimente.

Para desgraça de muitos, nem todos os dias há tempo ou paciência para cozinhar, pelo que as desejadas refeições saudáveis e saborosas ficam múltiplas vezes aquém destes dois adjetivos. Nestes momentos, a alternativa pode ser encontrada online, onde não faltam receitas que, além de se destacarem com estas características, brilham por serem rápidas e simples, sem grandes truques nem ingredientes (quase) impossíveis de conseguir.

Nesta categoria, encaixa-se a salada de quinoa e atum criada por Ana S. Guerreiro, mais conhecida como Mamã Paleo. Se seguir as instruções da blogger, não só despacha o almoço ou o jantar em 15 minutos como garante uma refeição para três pessoas. É, ainda, uma excelente opção para quem prepara marmitas.

Tem, igualmente, a vantagem de ser versátil, uma vez que pode ser adaptada a diferentes preferências e regimes alimentares sem dificuldade. Ana lembra que, os vegetais que refere podem ser substituídos por outros, consoante o gosto, ou simplesmente pelos que já tem no frigorífico.

Se não for grande fã de atum pode optar “por frango desfiado, por exemplo”. Os vegans ou vegetarianos não precisam de incluir proteína animal, explica.

Do que precisa

— 120 gramas de quinoa (pode ser substituída por millet, couve-flor ou courgette picada)
— 250 mls de água
— 1 lata ou frasco de atum (também pode usar frango desfiado)
— 2 colheres de sopa de pepino picado
— 1 colher de sopa de cebola picada
— meio tomate pequeno picado
— 2 colheres de sopa de azeite
— 1 colher de sopa de coentros picados
— 1 colher de chá de orégãos
— meia colher de chá de vinagre
— sal q.b
— 1 ovo cozido picado (opcional)

Como se faz

Comece por cozer a quinoa (antes convém demolhá-la uma hora) em lume brando na frigideira ou numa panela com a água, a colher de azeite e o sal. A água deve ir evaporando lentamente até ficar só a quinoa cozida e solta. Se achar necessário, pode ir adicionando mais líquido aos poucos para concluir a cozedura. Reserve.

Em seguida, numa taça, coloque o atum e os restantes ingredientes todos picados. Para terminar, junte a quinoa, envolva tudo e tempere com o restante azeite, vinagre, sal e orégãos.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas leves e práticas, perfeitas para os dias de maior calor.

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