Alimentação Saudável

A salada prática e muito saborosa perfeita para os dias de calor

Estes dias pedem refeições leves e frescas em que os legumes e frutas são protagonistas. Esta leva também massa integral.
Uma opção super fresca.

O calor veio para ficar e com as temperaturas elevadas só nos apetecem refeições leves e frescas que não comprometam a digestão. Opções rápidas, saborosas e muito coloridas não faltam. É o caso da receita da autoria de Sandra Nereu, do blogue “Panelinha de Sabores”.

É uma salada ideal para a primavera e carregada de vitaminas, minerais e fibras. Aliás, é uma das favoritas da lista de receitas de muitas nutricionistas, devido ao seu valor nutricional, por ser refrescante e estar pronta em menos de 10 minutos.

As saladas são, por norma, práticas, saborosas e se tiver cuidado com os alimentos que escolhe, amigas do estilo de vida saudável. A palavra significa mistura de diversos alimentos. E para que seja equilibrada, deve ser uma fonte de vitaminas e minerais. Deve incluir vegetais crus e cozinhados, frutas frescas, uma fonte de proteína, uma fonte de gordura de qualidade, frutos oleaginosos, sementes e cereais.

Podem parecer muitos ingredientes para uma única salada, mas a ideia é mesmo ter variedade. A ideia é seguir a máxima: quanto colorido estiver o prato, melhor fará.

Do que precisa

— 100 gramas de massa penne integral
— 500 gramas de camarão cozido
— 2 latas de atum pequena ao natural
— 6 folhas de alface
— 2 tomates maduros
— 1 cenoura ralada
— 250 gramas de ananás ou abacaxi ao natural (ou lata em sumo natural)

Para o molho de iogurte
— 100 gramas de iogurte natural
— 1 colher de chá de mostarda dijon
— sumo de 1/2 limão
— 1 colher de chá de alho seco granulado
— 2 colher de chá de orégãos ou salsa
— sal q.b
— 60ml de sumo do ananás (ou + sumo de limão)

Como se faz

Comece por pôr a massa a cozer. Quando estiver cozida, coloque-a num coador e passe-a de imediato por água fria corrente. Enquanto a massa arrefece descasque os camarões e escorra o atum. Lave e parta a alface em pequenos pedaços. Faça o mesmo com os tomate e o ananás, reservando o sumo. Adicione todos os ingredientes numa tigela, et voilá! Está (quase) pronta.

Para o molho comece por envolver todos os ingredientes. Adicione o sumo de ananás (ou a quantidade que obtiver caso use fresco). e coloque o molho por cima da salada.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas de saladas para experimentar nos próximos meses — e manter a dieta. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT