Alimentação Saudável

A sopa fria perfeita para o verão (e para a dieta) faz-se em 3 minutos

Nestes dias, um creme fresco com um toque de citrinos vai certamente dar ao organismo tudo aquilo de que precisa.
Muito saborosa.

Pratos pesados e muito fortes, como cozido à portuguesa ou uma feijoada, são a última coisa que nos apetece comer no verão, sobretudo em dias demasiado quentes. Entre julho e agosto, a fome diminui, sendo que é, provavelmente, a única altura do ano em que existe um desejo genuíno por saladas, fruta fresca e muita água.

As sopas, à primeira vista, podem não ser a primeira coisas que nos apetece. Mas, nestes dias, um creme fresco com um toque de citrinos vai certamente dar ao organismo “tudo aquilo de que precisa para funcionar em plenitude”. 

Mais do que ajudar a perder peso, estas refeições funcionais contribuem, por exemplo, para aumentar os níveis de energia, fortalecer o sistema imunitário, regular o trânsito intestinal e reduzir o colesterol.

Caso esteja à procura de uma nova receita para experimentar, sugerimos esta sugestão de Joana Limão, autora do blogue “Please Consider”. Uma sopa de abóbora e laranja, que pode comer ao almoço ou ao jantar com um ovo escalfado, uma colher de sopa de sementes de cânhamo e cebolinho fresco. Além de contribuir para o seu bem-estar, ainda é fácil e rápida de preparar. Só vantagens.

Do que precisa

— 1 pedaço de abóbora (aproximadamente 1 quilo);
— 2 cebolas;
— 2 colheres de sopa de óleo de coco;
— 1 pedaço de gengibre (aproximadamente 3 centímetros);
— 1 colher de chá de alho em pó;
— 1 colher de café de sal, ou a gosto;
— 2 laranjas, raspa e sumo;
— 1 copo de água, ou a gosto;
— Cebolinho para polvilhar.

Como se faz

Comece por estufar a abóbora, a cebola e o gengibre no óleo de coco. Quando a cebola começar a ficar translúcida, adicione o alho em pó, o sal e a raspa de laranja. Deixa cozinhar em lume brando, tapado, até que a abóbora esteja cozida. Se for preciso, refresque com um pouco de água. Adicione o sumo de laranja e comece a triturar. Junte mais água consoante a consistência e gosto pessoal. Deixe arrefecer e sirva polvilhada com cebolinho.

Descubra também receitas de pequenos-almoços frescos e saudáveis para comer nestes dias em que as temperaturas atingem quase os 40 graus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT