Alimentação Saudável

A sopa funcional (e amiga da dieta) que o vai ajudar a aguentar os dias mais frios

Pode ser consumida tanto ao jantar como ao almoço. Ajuda a desinchar, a regular o trato intestinal e emagrecer.
Há muito para pedir sem sair de casa.

Umas das recomendações da Direção-Geral de Saúde para enfrentar o frio é o consumo de sopas quentes. Além de nos aquecer, têm ainda a vantagem de serem rápidas e práticas de cozinhar.

Esta sugestão é da nutricionista Lillian Barros e contém ingredientes tão simples como alho, cebola ou curgete. Porém, há um ingrediente extra que faz toda a diferença: o tomate. O fruto contém um alto teor de vitamina C, potássio, fibra e folato e é rico em licopeno — um antioxidante que nos protege dos radicais livres presentes nas células. Ajudam a manter regular a função cardiovascular, a pressão sanguínea, a regulação intestinal e a saúde da pele. Quem sofre de diabetes tipo 2 tem aqui também uma ajuda para reduzir a glicose no sangue.

O tomate é também muito hidratante e deve ser integrar o regime alimentar de quem quer perder peso. Em média, um tomate de, por exemplo, 150 gramas, conta apenas com 35 calorias — e nenhum colesterol. Durante este tempo mais frio, é também um aliado para aumentar a imunidade e evitar, assim, as constipações. Motivos não lhe faltam para testar esta receita.

Do que precisa

— 6 tomates maduros sem pele
— 3 dentes de alho sem veio
— 1 cebola
— 1 curgete
— 1 colher de chá de gengibre em pó
— 200 mililitros de bebida de coco
— 200 mililitros de água
— 1 a 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
— 1 pitada de sal marinho
— Ervas frescas como manjericão, cebolinho ou coentros

Como se faz

Numa panela coloque o azeite e a cebola, deixe alourar. Junte os dentes de alho, a curgete, o gengibre e as especiarias e mexer. Adicione depois os tomates pelados e a bebida de coco e junte água até cobrir. Deixe cozinhar, retire as folhas de louro e triture. Sirva com cebolinho ou outra erva fresca à escolha.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de sopas leves, saudáveis e rápidas de preparar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT