Alimentação Saudável

A sopa funcional perfeita para quem quer fazer um detox (ou perder algum peso)

Pode ser consumida tanto ao jantar como ao almoço para ajudar a desinchar, a regular o tratamento intestinal e emagrecer.
Ideal para depois dos excessos.

Com o regresso do calor começamos a vestir roupas cada vez mais leves, expomos mais o corpo e é inevitável lembrarmo-nos dos excessos que cometemos durante os últimos meses. A alternativa é tentar minimizar o impacto que provocaram no organismo, apostando num tipo de alimentação com receitas funcionais. O que é que isto significa? “Que vamos estar a dar ao nosso organismo tudo aquilo que ele precisa para funcionar em plenitude”, explica à NiT a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia” e dos livros “Sumos e Águas Detox” e “Sopas, Saladas e Chás Detox”.

Além de ajudarem a perder peso, as refeições funcionais ajudam a aumentar os níveis de energia, fortalecem o sistema imunitário, ajudam a reduzir o colesterol e a sensação de barriga inchada, a regular o tratamento intestinal e a tornar o cabelo e a pele mais saudáveis.

Se está a tentar cortar nas calorias e nos hidratos de carbono, esta sopa funcional, rica em nutrientes essenciais, é uma ótima opção para o almoço ou jantar – e cheia de sabor.

Do que precisa

— sumo de 1 limão 
— 6 ramos de brócolos 
— 6 ramos de couve-flor 
— salsa, óregãos, cebolinho e manjericão q.b.
— pimenta moída a gosto
— 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
— azeite q.b. 

Como se faz

Numa panela, coloque os brócolos, as couves e as ervas frescas e cubra-os com água, temperando com um pouco de sal. Deixe-a em lume brando até os legumes ficarem cozidos. De seguida, passe a varinha mágica, até obter um creme homogéneo. Volte a colocar a panela ao lume para aquecer o creme, acrescentando nesta altura o sumo do limão.

Depois de aquecido, tempere o creme com a pimenta e, se não tiver medo de acrescentar umas calorias saudáveis, adicione um fio de azeite e as sementes de linhaça antes de servir.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de sopas leves, saudáveis e rápidas de preparar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT