Alimentação Saudável

A última moda para perder peso é uma mezinha antiga feita com dois ingredientes banais

A combinação não é nova, muito pelo contrário. Mas será eficaz? A nutricionista Cátia Gomes esclarece.
Deve ser bebida à primeira hora do dia.

Não é a primeira vez que lemos sobre os benefícios da junção do café com o limão. Há muito que a sabedoria popular sugere uma uma mezinha com esta combinação para tratar as dores de cabeça. Porém, parece que não serve apenas para aliviar essa maleita — pelo menos a avaliar pelo burburinho que tem gerado no universo das redes sociais. Há quem considere a bebida uma ótima aliada de quem quer perder peso.

Acrescentar o sumo de meio limão ao primeiro café do dia é um gesto simples que promete ajudar a emagrecer vários quilos no espaço de algumas semanas. Esta bebida começou a ganhar popularidade em 2020, mas nas últimas semanas voltou a ser sinónimo de muitas partilhas no TikTok. Um dos vídeos mais recentes mostra um antes e depois da utilizadora começar a incluir esta mistura na sua rotina e reúne mais de um milhão de visualizações.

O primeiro ingrediente dispensa apresentações, mas vale sempre a pena recordar os benefícios do café para a saúde e também para quem quer emagrecer. Uma simples chávena oferece-nos mais do que apenas cafeína. “É rico em potássio, antioxidantes, magnésio e cálcio.”, diz à NiT a nutricionista Cátia Gomes. Fornece nutrientes essenciais, mas tem muitos outros benefícios, assegura a especialista em nutrição: “Melhora o estado de alerta e a memória, facilita a digestão, reduz o apetite e, quando aliado a outros alimentos podem ser aliada da saúde intestinal”-

O limão também não é propriamente um desconhecido. É rico em vitamina C e antioxidantes e tem muito poucas calorias. Ajuda na retenção de líquidos, contribui para um melhor funcionamento do intestino e, como é rico em ácido cítrico tem o poder de alcalinizar o corpo.

Funciona ou não?

Como vimos, esta combinação junta dois ingredientes poderosos que contribuem individualmente para o bom funcionamento do organismo. Será que juntos têm alguma influência no processo de perda de peso? “Não”, responde categoricamente a nutricionista. E acrescenta: “O café acelera o metabolismo, assim como o limão. Esta característica faz com sejam considerados benéficos para quem está em processo de perda de peso. Contudo, não existe um único alimento ou bebida que faça milagrosamente perder peso, por si só”, ressalva Cátia Gomes.

Uma alimentação variada, baseada em ingredientes saudáveis e um estilo de vida ativo são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo — e até podem resultar em quilos a menos. No entanto, é importante ter sempre presente que a perda de peso depende sempre da ligação entre as calorias que ingerimos e a energia que gastamos.

Se não quiser experimentar a mistura da moda, a nutricionista aconselha outra forma de tirar partido de ambos os ingredientes: “Beber um copo de água morna com umas gotas de limão, em jejum, e depois comer um kiwi ou uma laranja. Ou seja, frutos mais ricos nutricionalmente e igualmente ricos em vitamina C. E só depois beber um café”, explica. E acrescenta: “Esta combinação também vai ser uma boa aliada de quem tem um trânsito intestinal mais lento”.

Se não gosta café, há outras bebidas que pode incluir na dieta que têm efeitos semelhantes. Carregue na galeria e conheça sete chás conhecidos por ajudarem a perder peso.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT