Alimentação Saudável

A versão saudável (e igualmente deliciosa) das azevias que se fazem no Alentejo

É mais uma sugestão para que não deite tudo a perder nesta época festiva. Só precisa de fazer pequenas alterações à receita original.
Foto: Anita Healthy

Coscorões, azevias, rabanadas, sonhos, bolo-rei ou rainha, arroz doce, tortas e troncos: a lista de doces típicos desta quadra festiva tem tanto de longa, como de deliciosa e calórica. Por isso, e como há sempre formas de minimizar os estragos, são precisas mais do que nunca receitas de sobremesas saudáveis e low carb para compor a mesa de Natal.

Como a solução não é deitar tudo a perder, este ano já lhe demos opções mais saudáveis de rafellosrabanadas, sonhos e até bolo rainha. Agora trazemos-lhe mais uma: azevias saudáveis.

Este doce é típico do Alentejo, sobretudo por altura do Natal. O nome foi-lhe dado em homenagem a um peixe comum nesta região por ter um formato igualmente achatado e alongado. Ao contrário das versões tradicionais, a sugestão da autora do blogue “Anita Healthy” é feita no forno, em vez de ser frita. A massa é feita apenas com dois ingredientes: batata doce e grão de bico. Pode parecer uma mistura estranha, mas Rita Nunes garante que estas azevias ficam divinais.

Do que precisa

Massa:
— 2 chávenas batata doce cozida, em puré cerca de 400 gramas
— 2 chávenas farinha de espelta integral
— 1/2 colher de chá sal
— 1 colher de sopa geleia de agave ou mel (opcional)

Recheio:
— 250 gramas de grão de bico cozido
— 2 colheres de sopa caramelo de tâmaras – ou agave ou mel
— Raspas de casca de laranja
— Raspas de casca de limão
— 80 gramas de amêndoas picadas
— 1 colher de chá canela
— 1 colher de chá erva doce
— 80 mililitros de água morna

Como se faz

Comece por preparar a massa. Pré-aqueça o forno a 190ºC. Numa taça, junte o puré de batata doce, a farinha e o sal. Envolva bem com as mãos até formar uma massa moldável e forme uma bola. Se ainda não estiver no ponto de moldar, acrescente um pouco mais de farinha. Se estiver demasiado espessa, acrescente uma colher de sopa de água morna.

Coloque um pouco de farinha numa superfície plana, por cima coloque a massa e mais um pouco de farinha e estenda com o rolo.
Faça 10 bolinhas com a massa e estenda cada uma deles com o rolo. Podes precisar de ir polvilhando farinha para que não cole à superfície.

Entretanto prepare o recheio. Para isso pode colocar o grão com o caramelo de tâmaras (ou a geleia de agave ou o mel), as especiarias e as raspas de laranja e limão num robot de cozinha. Triture tudo e vá acrescentando a água.

Coloque a mistura num tacho e leve ao lume até ferver. Desligue e envolva os pedaços de amêndoas picadas. Deixe arrefecer antes de rechear as azevias.

Recheie cada azevia com cerca de 1 colher de sopa do recheio. Feche e use um garfo para moldar as pequenas linhas. Leve ao forno por 20 minutos até estarem cozinhadas. Se desejar pode polvilhar com canela e um pouco de côco ralado.

Carregue na galeria e descubra, então, as versões saudáveis de nove doces tradicionais do Natal (para comer sem engordar).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT