Alimentação Saudável

Acabaram-se as dúvidas: estas são as 8 peças de sushi mais calóricas

Existem alguns truques que ajudam a perceber quais as peças mais aconselhadas a quem não quer ganhar peso.

Quando as peças de peixe cru começaram a ser servidas, todos acharam que seria apenas uma moda, que iria desaparecer tão rápido quanto apareceu. Mas a existência de centenas de restaurantes espalhados por todo o País contrariam esta ideia. Pode-se dizer que o sushi tornou-se mesmo num dos pratos favoritos de muitos portugueses.

O prato japonês — que já pôs muitos a passarem por situações embaraçosas ao comerem de pauzinhos — tem origem numa antiga técnica de conservação do peixe em arroz avinagrado. O sushi, na forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos. Inicialmente, era vendido em bancas de rua e agora faz parte das ementas de vários restaurantes de fine dining.

Tradicionalmente, é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou fruto do mar, vegetais ou ovo. O costume japonês é servi-lo acompanhado de wasabi (pasta de raiz forte), mas por cá preferem o molho de soja. E é na preparação e no condimento que escolhemos para o temperar que está o problema em termos calóricos.

Segundo a nutricionista Lillian Barros, isto faz com que o índice glicémico do sushi seja elevado. Além disso, este género de comida tem sofrido algumas alterações ao longo dos anos, tendo-se ocidentalizado. “Por isso, algumas peças são fritas, podendo levar maionese ou outros molhos, o que as torna mais calóricas”, explica à NiT.

Para garantir que o sushi não será o grande causador do aumento de peso, deve limitar a sua ingestão para seis a oito peças. Assim, tem a certeza de que não é isto que o vai fazer engordar. Mas há outras coisas a ter em consideração, segundo a nutricionista Lillian Barros: “as peças com queijo creme, maioneses e outros molhos, assim como as que são fritas, têm mais calorias”. O mesmo acontece com as que são feitas com salmão, porque, segundo a especialista em nutrição, é um dos peixes mais calóricos. E claro, não podemos esquecer a regra básica do “quanto maior for, mais calorias terá”.

Atualmente já é mesmo encarado como fast food, ou seja, é daquelas refeições que devemos comer apenas de vez em quando e sem exageros. Porém, nem sempre é fácil resistir. O melhor é perceber quais as peças mais e menos calóricas, para conseguir encontrar um equilíbrio na hora de ir ao all you can eat japonês.

Se raramente resiste às peças de sushi, a NiT diz-lhe quais são as 8 peças mais calóricas, numa análise feita pela nutricionista Lillian Barros. Carregue na galeria para conhecer a lista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT