Conhecida há milénios pelo seu sabor exótico e propriedades medicinais, a romã é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, com benefícios não só para a saúde cardiovascular, como para o sistema imunológico. E como é um fruto típico do outono, até dezembro é quase obrigatório aproveitar todas as ocasiões para tirar partido da sua riqueza nutricional.
Pela riqueza em polifenóis, tem uma capacidade antioxidante quase três vezes superior ao do chá-verde e vinho tinto, assumindo ainda um papel importante na proteção celular. No entanto, apesar dos seus benefícios para a saúde, a dificuldade em retirar os seus bagos, ou os seus caroços, faz com que muitos não se rendam ao seu sabor.
A alternativa apresenta-se sob a forma de sumo de romã que, quando comparado com outros, como o de mirtilo, açaí ou mesmo laranja, revelou maior capacidade antioxidante. Os polifenóis também interagem com a microbiota, ajudando a diminuir bactérias patogénicas e melhorando o trânsito intestinal.
A boa notícia é que não precisa tentar fazer o sumo em casa e sujar a bancada da cozinha ou a roupa. No Continente do Centro Comercial Colombo encontra uma máquina que espreme as romãs, idêntica às máquinas das laranjas, e permite obter sumo de romã natural na hora.
Disponível apenas nas grandes superfícies, uma garrafa de plástico de 25 centilitros custa 1,49€.
Carregue na galeria e descubra cinco receitas com este superalimento, típico do outono.