Alimentação Saudável

Afinal, a manteiga de amendoim pode não ser tão saudável como pensava

É um fruto seco com inúmeros benefícios e muito saudável, mas antes de comprar, deve sempre olhar para o rótulo.
a manteiga mais saborosa

Certamente que já ouviu falar da manteiga de amendoim e nos seus benefícios para a saúde. Este alimento ganhou um enorme destaque nas secções dos produtos proteicos ao longo dos últimos anos e a aceitação por parte do público foi enorme. De tal forma que passou a fazer parte da alimentação diária de muitas pessoas. Mas, e apesar de o amendoim ser um fruto bastante saudável, será que as manteigas de amendoim são mesmo uma boa opção para incluir no nosso plano de alimentação?

A NiT falou com a nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue Dicas de Uma Dietista, que explica que o amendoim é um fruto rico em proteínas — entre 25 a 30 por cento — que promove uma sensação de saciedade e são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular. É principalmente ao seu elevado teor proteico que fez deste fruto um elemento essencial na alimentação de atletas e desportistas profissionais e amadores, porque além de auxiliar no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue, tem imensos benefícios cardiovasculares. 

Além destes tem ainda outros benefícios como ser uma boa fonte de fibras, aumenta a sensação de saciedade e ajudam a reduzir e a controlar o apetite, possui arginina, um aminoácido que relaxa as artérias e diminui a tensão arterial, antioxidantes, omega-3, fitoesteróis, que diminuem o colesterol e triglicéridos e ainda é bastante rico em zinco, ferro, vitamina B3 e E, magnésio e potássio.

muitos benefícios

As vantagens do consumo de amendoins não termina por aqui. “Tem ainda propriedades anti-inflamatórias, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, torna a pele mais bonita, combate a anemia e regula o trânsito intestinal”, explica a nutricionista.

Mas se o amendoim tem assim tantas vantagens, porque é que o consumo de manteiga de amendoim pode não ser saudável? Segundo Sónia Marcelo, o principal problema da manteiga de amendoim comercializada hoje em dia — e que encontramos à venda nos hipermercados — é a adição de grandes teores de óleos, que nem sempre são de boa qualidade, e de açucares. “Escolha opções 100% com amendoim e sem qualquer outro tipo de ingrediente ou faça a sua própria manteiga em casa, basta triturar os amendoins até obter uma pasta”, aconselha.

Se não quer ter o trabalho de estar a triturar os amendoins em casa e gosta de solução mais práticas, ou seja já prontas, a NiT reuniu seis manteigas de amendoim feitas com 100% amendoins que pode comprar facilmente online ou nos supermercados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT