Alimentação Saudável

Afinal, o que é que uma noiva nutricionista come antes do casamento?

Mafalda Rodrigues de Almeida revela à NiT tudo o que fez para chegar perfeita ao dia da cerimónia.
Desta vez a noiva foi a própria nutricionista.

É um dia super feliz, mas dá muito trabalho até chegar lá. E um dos principais desafios que qualquer noiva partilha é simples: querer estar perfeita no vestido no dia do casamento.

A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e autora do blogue NiT “Loveat” já tinha muita experiência a acompanhar mulheres na preparação para o seu casamento. Com tanto que há para fazer até ao grande dia, há uma preocupação extra latente: ter muita atenção a tudo o que se come. 

No início de setembro deste ano, Mafalda soube o que era estar do outro lado, com mil e uma preocupações, a preparar o tal grande dia. “Temos sempre coisas que queremos melhorar. Por muito que já tivesse cuidados com a minha alimentação, a partir do momento em que fiquei noiva e defini a data, fiquei ainda mais exigente”, conta à NiT.

No seu caso, explica, “não era tanto o peso propriamente dito, era mais a meta de massa gorda, por querer ficar com uma figura mais bonita”. O que não quer dizer que não houvesse cuidados extra que era preciso seguir durante a preparação.

“As pessoas têm muitas coisas para planear [o casamento], além de estarem a trabalhar. É sempre difícil conciliar isso com a rotina. O acompanhamento nutricional é importante para criar regras,para definir o que se vai comer e quando, para que a pessoa possa planear mais a longo prazo”, salienta.

O bom destas coisas é que a noiva não precisa de fazer tudo sozinha — e não falamos apenas de tudo o que o casal tem em mãos. Da mesma forma que amigos e familiares podem ajudar a preparar as coisas, há profissionais a dar apoio para preparar o tal grande dia. E nesta categoria podemos incluir o apoio de um nutricionista.

“Ter um nutricionista é sempre um bom apoio. No meu caso, fiquei noiva em três meses e como sou nutricionista decidi fazer isto sozinha mas na maior parte das vezes quando quero fazer um processo de nutrição peço ajuda a uma colega, para acompanhar”, conta Mafalda Rodrigues de Almeida. A ajuda é também uma boa forma de evitar o stress.

O que fazer para se preparar para o grande dia

A nutrição e o peso não são o tipo de coisas que se possam deixar esquecidas para abordar só à última hora. Não vale a pena estar a adiar para passar as últimas duas três semanas antes do casamento a sofrer. Aqui o tempo é uma ajuda.

Mafalda Rodrigues de Almeida explica que “se for uma pessoa que tenha muito peso a perder, o ideal é começar logo”, assim que o casamento está marcado. Se for alguém que queira só perder um pouco de peso ou de massa gorda, se calhar quatro ou cinco meses antes do casamento deve começar a preocupar-se com isso, porque não é só a alimentação, há toda uma outra rotina, como o exercício físico”.

À NiT, a nutricionista dá conta de como abordou o seu próprio caso. “Não me lembro nada do que comi na véspera do casamento [risos]. Lembro-me que, uns meses antes do casamento comecei a ter ainda mais cuidado para que ficasse com uma figura mais elegante. Tentei fazer apenas uma refeição mais livre (com entradas ou sobremesa) por semana, limitar o consumo de bebidas alcoólicas para uma vez por semana.”

Mafalda Rodrigues de Almeida adianta ainda que um dos hábitos que mais repetiu durante “todo o verão antes do casamento foi começar o dia com um pequeno-almoço pouco convencional, um batido (com uma peça de fruta, mais um legume, colher de sopa de sementes, mais água e bebida vegetal)”.

“Este pequeno-almoço tem imensa fibra e água o que me permite evitar a retenção de líquidos, sentir-me saciada durante duas a três horas e regular o trânsito intestinal sem nunca me sentir pesada. Depois deste pequeno-almoço, o almoço tinha uma porção de hidratos de carbono integrais sem glúten como batata doce, arroz ou quinoa, fazia um dos snacks referidos acima e terminava o dia com um jantar leve como referi. Senti-me super bem neste registo e fiquei como queria em termos corporais”.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos snacks recomendados pela nutricionista.

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