Alimentação Saudável

Afinal, os frutos secos engordam ou não?

A verdade vai ser revelada e é capaz de surpreendê-lo. A NiT e a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida explicam-lhe tudo.

Estes pequenos têm muito que se lhe diga.

Os frutos secos, tal como a manteiga de amendoim, fazem parte da lista de alimentos que mais dúvidas suscitam no mundo saudável. Se, por um lado, são vistos como a salvação de qualquer dieta. Por outro, há quem ache que sejam a sua destruição. Portanto, afinal, os frutos secos engordam ou não?

Segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, esta é uma pergunta que lhe é feita todos os dias e a sua resposta é sempre sem rodeios: “Sim, engordam, claro, têm imensas calorias.”

Não desanime, nem tudo se resume à contagem de calorias. Por isso, isto não quer dizer que eles não sejam uma boa opção quando se está a seguir uma dieta.

“Os frutos oleaginosos apresentam, de uma forma geral, cerca de 600 calorias por 100 gramas, sendo que mais de 60 por cento do seu valor energético é gordura (polinsaturada e monoinsaturada — as mais saudáveis). E mais: cerca de 10 a 30 por cento corresponde a proteína e até 15 por cento de hidratos de carbono. São, ainda, uma excelente fonte de fibra e ricos em vitaminas, ácido fólico e minerais, como cálcio, fósforo, potássio e magnésio”, revela à NiT a especialista.

A gordura nem sempre é má

Se as calorias são uma preocupação, as gorduras presentes nestes pequenos e ricos alimentos não têm de o ser. É que elas estão associadas à diminuição do colesterol LDL (o dito “mau”) e ao aumento do HDL (o “bom”).

Além disso, ajudam a controlar a glicémia, regular o trânsito intestinal, na prevenção do envelhecimento celular e — muito importante — a promover a sensação de saciedade. Isto é, a deixá-lo sem fome durante mais tempo.

Isto aplica-se a qualquer tipo de fruto seco.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT