Alimentação Saudável

Afinal também existem snacks saudáveis no supermercado — tem é de saber escolhê-los

Acabe com as dúvidas: os lanches são imprescindíveis para miúdos e adultos. Conheça as sugestões da nutricionista Marta Gorgulho.
Opções para toda a família.

Snacks práticos e prontos para levar na mala são meio caminho andado para manter uma rotina alimentar saudável e resolver os ataques de fome dos miúdos. Todos os dias surgem novas opções nas prateleiras dos supermercados, umas mais saudáveis que outras. Ainda assim, e segundo a nutricionista Marta Gorgulho, “algumas podem ser opções interessantes do ponto de vista nutricional”. O importante é estar atento aos rótulos.

Peças de fruta ou vegetais (como por exemplo, uma cenoura cortada em palitos) ou mesmo frutos secos são ótimos snacks saudáveis. Porém, um dos maiores entraves à manutenção de uma alimentação saudável é a falta de tempo para preparar lanches, seja para adultos ou crianças. É sempre útil ter na despensa algumas opções que possa comprar no supermercado, para os dias em que não há tempo para mais.

Nos últimos anos, devido a uma maior preocupação com os hábitos alimentares, o interesse pelo snacking nutricionalmente equilibrado tem sido uma das principais tendências alimentares a nível mundial. “O segmento light tem mostrado elevado dinamismo e, representa já 50 por cento do mercado na categoria queijo”, admite a Limiano. Acompanhando esta dinâmica de consumo, têm surgido cada vez mais opções de lanches em que este lacticínio é protagonista.

Queijo e frutos secos: uma boa combinação?

Fonte de proteína e cálcio, assim como vitaminas D, A e do complexo B, fósforo, zinco e iodo, “o queijo deve ser acrescentado à alimentação”, revela a nutricionista dedicada à alimentação materno-infantil. Os frutos gordos (ou oleaginosos) são fonte de gordura polinsaturada, o tipo que devemos privilegiar, e “fornecem ainda fibra, vitaminas (E, K, folato, tiamina) e minerais (magnésio, cobre, potássio e selénio) e antioxidantes”, acrescenta Marta Gorgulho. 

Para os miúdos a junção destes dois ingredientes é nutricionalmente interessante. A especialista em nutrição explica que nesta fase de vida “o consumo de leite e derivados cumpre um importante papel na formação e desenvolvimento dos ossos, dentes e cartilagens; é uma fonte proteica importante para um desenvolvimento adequado”. Já os frutos gordos fornecem as chamadas “gorduras boas”, importantes para o funcionamento cerebral e suporte do sistema imunitário”

A estas opções podemos juntar uma peça de fruta, para tornar o lanche mais completo. “A fruta deve ser privilegiada no seu estado natural e não requer qualquer preparação para além da sua higienizarão”, lembra a especialista em nutrição.

Existem opções de snacks pré-embalados que adicionam ao queijo e frutos gordos, fruta desidratada, como passas. “Estes snacks acabam por ser uma opção rápida, prática é saudável” garante Marta Gorgulho. No entanto, sublinha que “a fruta desidratada não deve substituir sempre a fruta ao natural no dia alimentar. Para além da fruta, podemos ainda adicionar hortícolas, como palitos de cenoura”, aconselha.

Esta combinação de alimentos torna os lanches equilibrados, completos e mais saciantes. Carregue na galeria para conhecer algumas opções que poderá encontrar em todos os supermercados, que combinam queijo, frutos secos e desidratados.

 

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