Seja doce ou salgada, mineral ou de nascente, a água é essencial ao nosso bem-estar e deve fazer parte do nosso dia a dia. Até porque é um dos bens mais preciosos e indispensáveis à nossa sobrevivência. Além de conseguir manter o bem-estar do organismo, a água é essencial para várias funções como, por exemplo, a manutenção da temperatura corporal, a eliminação de resíduos e a promoção de ótimos desempenhos físicos e cognitivos.
Dependendo da sua origem, as águas diferem essencialmente na sua composição físico-química. Simplificando: além do pH da água, há outras características que pode ter em atenção — como o facto de serem muito ou pouco mineralizadas. Isto tem que ver com a quantidade de minerais que existem na sua composição, como o sódio, a sílica, o cálcio, os nitratos ou os bicarbonatos.
É também esta composição com diferentes quantidades de minerais que estabelece os diferentes valores de pH das águas. Habitualmente, uma água alcalina (pH maior que 7) é muito mineralizada, enquanto que uma água mais ácida (pH inferior a 7) é pouco mineralizada. Consoante a pessoa e as suas necessidades específicas, pode fazer mais ou menos sentido optar por uma água, tendo em conta a sua composição.
No Minipreço, felizmente, encontra diferentes variedades de água, com novos packagings e preços sempre baixos. Entre as novidades de marca própria, o Minipreço apostou na criação das águas lisas Pur&Fica, de nascente e de origem portuguesa. A marca mudou o seu nome e a sua imagem, é verdade, mas o preço mantém-se igual. Encontra-as à venda nas lojas Minipreço em diferentes formatos: 330ml (0,13€), 500ml (0,15€) e 1,5L (0,21€).

Para quem só bebe águas alcalinas, o Minipreço também tem a solução. A AlcaVida é uma água com pH 9, disponível em formato 1,5L (0,39€) e garrafão de 5L (0,94€). Muitas pessoas acreditam que beber água alcalina ajuda a manter o organismo entre os valores neutros e alcalinos, protegendo-o assim do ambiente ácido que será mais propenso a doenças.
Há até quem aponte esta água como benéfica para quem pratica muito exercício físico. A explicação é simples: ela será um dos principais fatores responsáveis pelo correto transporte de nutrientes para as células musculares, ajudando na absorção de vitaminas e minerais e limpeza de resíduos do organismo.
As marcas próprias do Minipreço
A grande estratégia de reinvenção do Minipreço passa por criar várias marcas, com diferentes nomes, que tenham um estilo exclusivo e bem mais atrevido. A marca diz adeus ao tom monocromático para criar packagings irreverentes, com cores muito mais vivas. Estas novas marcas têm uma comunicação irreverente, jovem e com a capacidade de falar com o seu target, com um design atrativo.
No total, vão ser desenvolvidas mais de 40 marcas em Portugal até ao final deste ano, de produção portuguesa, exclusivas para o País e com potencial de exportação para três mercados do grupo (Espanha, Brasil e Argentina). Têm todas diferentes categorias, num total de mais de 500 produtos que vão estar disponíveis em loja até ao final do ano, “com a melhor qualidade e ao preço mais baixo”.
Neste momento, já estão à venda cerca de 27 marcas próprias — portuguesas e não só. A ideia é mesmo fazer com que as marcas próprias ganhem vida e sejam pensadas precisamente para as pessoas que as consomem.
“Nós vamos começar a transformar as nossas lojas através do packaging das marcas para que os espaços também fiquem mais vivos, com mais cor, energia, boa onda e bom astral, que é realmente o que precisamos depois de um ano como este”, conta à NiT Ricardo Torres Assunção, diretor de Marketing e Comunicação da DIA Portugal.