Alimentação Saudável

Anita Healthy quer ensinar toda a gente a nutrir o corpo apenas com o que necessita

A influencer lançou um livro destinado a quem quer aprender mais sobre alimentação intuitiva — e a comer de forma mais saudável.

Ana Rita Nunes, ou Anita Healthy (como é conhecida nas redes sociais), decidiu que em 2021 iria lançar um livro para motivar outras pessoas a ouvirem e perceberem o próprio corpo. O “Nutrir o Corpo com Amor” começou a ser escrito em tempo de pandemia, mas só em outubro deste ano chegou às livrarias. 

Em 2014, criou o blogue “Anita Healthy” apenas como hobby e para partilhar o seu estilo de vida sadio: “O gosto pela cozinha e alimentação saudável foi crescendo. Comecei a dedicar-me um pouco mais ao blogue e foi então que fiz um curso de coaching de nutrição e bem-estar”, conta à NiT.

Ana tem 33 anos e é licenciada em matemática aplicada, mas foi na alimentação que viu o seu futuro. Em 2019, acabou por mudar de vida — na altura trabalhava numa multinacional da área dos seguros — e passou a dedicar-se ao blogue e à criação de conteúdos digitais a 100 por cento. A coach tem mais de 103 mil seguidores no Instagram, plataforma onde publica diariamente receitas novas e recriações saudáveis de preparações tradicionais que podem facilmente ser replicadas.

Já há algum tempo que tinha o sonho de escrever um livro com os pratos que mais gosta e dar a conhecer a sua visão acerca da alimentação intuitiva. “Tinha uma grande vontade de comunicar não só as minhas receitas como também o tema da alimentação intuitiva que pratico desde 2018”, diz Ana Rita.

Como passou a ter mais tempo livre, decidiu que seria a altura ideal para começar a compilar as preparações que iriam dar origem ao livro: “Nessa altura já tinha mais disponibilidade para escrever e no início de 2020 começaram a surgir novas ideias.”

A obra não tem a pretensão de converter ninguém ao vegetarianismo ou veganismo. O objetivo é incentivar as pessoas a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, “mas de uma perspetiva não fundamentalista”, explica. Apesar de assentar em receitas de base vegetal, defende também o fim das dietas e da mentalidade dietista. “Foca-se na alimentação intuitiva para apelar a que as pessoas façam escolhas saudáveis, mas sempre com moderação e sem privar o corpo daquilo que ele necessita”, afirma Ana Rita Nunes.

Afinal o que é a alimentação intuitiva? “Implica rejeitar a ideia da dieta, ou seja, a privação de alimentos para atingir o corpo perfeito e afasta o controlo excessivo da nossa alimentação”, explica. Trata-se de ajudar o corpo e comer aquilo de que realmente necessita. “Começamos por perceber os sinais de fome e tentamos ter consciência, às refeições, daquilo que comemos porque respeitamos o nosso corpo” — e nunca porque não gostamos dele.

Segundo a coach de nutrição, este regime alimentar não tem de ser vegetal, mas tem de ser saudável. Uma alimentação saudável dá sempre prioridade a alimentos mais naturais: fruta, verduras, cereais integrais. “Apesar de acreditar que a redução do consumo de carne é, de facto, mais saudável”, conta. No entanto, “este livro não tem o propósito de converter toda a gente a abdicar de produtos de origem animal. Foi escrito na perspetiva de sugerir às pessoas que façam opções mais saudáveis no seu dia a dia.”

As receitas do livro são simples de preparar e têm ingredientes que podemos encontrar facilmente. Está dividido em quatro grandes temas onde podemos encontrar receitas de pequenos-almoços e lanches, comida de conforto, sobremesas, entradas e salgados e ainda sopas, saladas e acompanhamentos.

“Tentei fazer uma compilação das melhores receitas do blogue, mas a maioria são novas e exclusivas. Como em todas as preparações, há sempre uma ou duas tentativas até que o resultado final seja perfeito. Este foi o processo para muitas das que constam do livro”, explica. Conta ainda que o trabalho foi mais demorado e exaustivo não só porque tinha de cozinhar e aperfeiçoar todas as receitas, mas porque também fotografava os resultados finais. 

Todas as imagens foram captadas por Ana Rita, que além de gostar de cozinhar, tem uma enorme paixão pela parte mais criativa, como retratar os pratos que cria.

Segundo a autora, a pandemia atrasou a elaboração do livro porque, na altura, “as pessoas precisavam mais de mim no digital”. Tentava produzir mais conteúdo para que os seus seguidores pudessem reproduzir nas suas casas as receitas que ia partilhando. Por esta razão, a escrita acabou por ficar em stand by, e foi retomanda apenas no início de 2021. 

“Nutrir o Corpo com Amor” chegou às bancas a 25 de outubro de 2021, editado pela 20|20 Editora e está à venda por 16,91€.

Se gostava de experimentar algumas receitas da blogger “Anita Healthy”, carregue na galeria e descubra cinco opções saudáveis e fáceis de preparar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT