Alimentação Saudável

Aprenda a fazer as entradas de Natal da forma mais saudável e saborosa possível

Um dos grandes desafios quando estamos à mesa nesta época são as entradas. Estas 10 receitas saudáveis são ótimas para.

Português que se orgulhe de o ser tem sempre uma mesa recheada de comida tradicional e onde não pode faltar o bom vinho. As grandes festas e jantaradas também são, por regra, sinónimo de excessos calóricos, que começam logo nas entradas. Para minimizar o impacto destes excessos gastronómicos a imaginação é fundamental para criar os petiscos mais equilibrados para abrir as refeições.

Não precisamos de ter sempre as típicas tostas com queijo da serra, os croquetes e os rissóis, os pastéis de bacalhau, as chamuças ou o presunto com queijo. Podemos optar por entradas diferentes e mais saudáveis, que vão certamente fazer sucesso na ceia de Natal.

A NiT já lhe tinha dito que escolher quem se senta ao seu lado pode ajudá-lo a cumprir o seu regime alimentar. Isto porque, normalmente, durante o jantar de família tendemos a sentar-nos perto dos familiares mais próximos ou que têm a mesma idade que nós. No entanto, este ano talvez seja melhor optar por sentar-se junto da pessoa que tem uma alimentação mais parecida com a sua.

Já foi comprovado cientificamente que a nossa companhia ao jantar interfere diretamente nas nossas escolhas alimentares e nas quantidades que comemos. Portanto, se estivermos próximos de alguém que come menos, ou que também está a fazer dieta, ou que está a fazer uma alimentação mais saudável, é benéfico para nós.

O assunto não fica resolvido apenas por ficar perto da pessoa que come menos. Também é importante estar atento à quantidade (e à qualidade) das entradas que experimenta.

Segundo a nutricionista Maria Gama deve “começar a organizar os jantares com algum tempo de antecedência. Será mais fácil elaborar um menu saudável e servir entradas sem estar sempre a pensar estou a pisar muito o risco”, explica à NiT.

Carregue na galeria e descubra 10 receitas de entradas saudáveis da nutricionista e autora do blogue “Põe-te na linha”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT