Alimentação Saudável

Aprenda a fazer a receita de Tronco de Natal mais saudável de sempre

Esta sobremesa costuma ser a mais calórica da ceia de Natal. Esta versão saudável é paleo e não tem glúten ou lacticínios.
Um tronco de Natal menos calórico e mais saudável.

A mesa de sobremesas de Natal é a perdição de miúdos e adultos e há quem experimente de tudo. Uma fatia de pão-de-ló aqui, uma rabanada acolá, e quando damos por ela lá se foram os doces todos. Mas isto não é saudável, nem ajuda quem quer perder peso. Se gosta de ver uma mesa cheia e não quer ficar com sobras para toda a semana, o melhor é mesmo apostar em fazer versões mais saudáveis das sobremesas tradicionais — porque ninguém quer abdicar do bolo-rei ou dos sonhos.

Segundo a nutricionista Renata Miguéis, uma fatia de 100 gramas de Tronco de Natal tem mais de 400 calorias e é, sem dúvida, a sobremesa mais calórica da consoada. “Apenas uma fatia equivale quase às calorias de uma refeição principal”, explica a nutricionista. Se é fã deste doce e quer continuar a vê-lo na sua mesa, pode experimentar uma versão mais saudável.

Esta receita de Ana Gonçalves, autora do blogue “Mamã Paleo”, além de ser uma versão mais saudável: é paleo e não tem glúten nem lacticínios. 

Do que precisa

Torta:
— 8 ovos
— 50 gramas amêndoa moída ou farinha de amêndoa
— 30 gramas coco ralado
— 20 gramas polvilho doce ou araruta
— 10 gramas fermento sem glúten para bolos
— Raspa de meia vagem de baunilha
— 2 colheres de sopa de pasta de tâmaras (demolhar oito tâmaras 2 horas, retirar a pele e triturar tudo até obter uma pasta ou xarope de tâmaras ou mel ou xilitol)
— 3 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite extra virgem

Recheio: ganache de abacate com frutos secos

— 2 abacates médios maduros
— 4 rectângulos de chocolate 85 por cento
— 2 colher de sopa de óleo de coco
— 40 gramas de nozes picadas
— 40 gramas de amêndoa picada
— 20 gramas de caju picado

Cobertura: ganache de abacate

— 2 abacates médios maduros
— 4 rectângulos de chocolate 85 por cento
— 2 colher de sopa de óleo de coco

Este tronco de Natal vai ser um sucesso entre amigos e família

Como se faz

Preparação da torta:

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. Misturar bem todos os ingredientes secos e mexer bem todos os ingredientes líquidos. Juntar os ingredientes líquidos aos secos e agitar bem. Envolver a massa nas claras, lentamente para não as quebrar.

Usar um tapete de silicone para tortas ou forrar um tabuleiro com papel vegetal. Untar com óleo de coco e polvilhar ligeiramente com coco ralado. Verter a massa, espalhar de modo a ficar uma cobertura uniforme. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 10 minutos. Retirar do forno. Deixar arrefecer.

Preparação do recheio:

Derreter em banho maria o chocolate com o óleo. Descascar os abacates e colocar em pedaços num recipiente, verter o chocolate derretido e triturar com a varinha mágica até obter uma pasta cremosa. 

Picar grosseiramente os frutos secos (se quiser pode torrá-los ligeiramente ou saltear com óleo de coco, ficam mais crocantes) e envolver no creme de chocolate. Barrar a torta com esta cobertura com a ajuda de uma espátula e enrolar.

Após estar enrolada acertar as pontas e cortar cerca de um quarto a um terço da torta. Nesse bocado mais pequeno dar um corte na diagonal para depois juntar ao resto da torta e dar o efeito de tronco.

Preparação da cobertura:

Derreter em banho maria o chocolate com o óleo. Descascar os abacates e colocar em pedaços num recipiente, verter o chocolate derretido e triturar com a varinha mágica até obter uma pasta cremosa. 

Barrar a torta com o creme. Unir o bocado cortado ao tronco principal utilizando o creme (se necessário usar palitos ou um pau de canela para ficar preso). Com um garfo desenhar riscos e elipses disformes por forma a dar o efeito da casca de um tronco. Comer assim ou refrigerar cerca de 2 horas primeiro.

Carregue na galeria e tome nota de dez sobremesas diferentes e saudáveis para experimentar este Natal.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT