Alimentação Saudável

As 11 melhores gomas à venda nos supermercados para miúdos e pais gulosos

Vamos ser honestos: nenhuma das opções é propriamente saudável. No entanto, estas são as que têm menos açúcar.
São uma perdição.

As gomas são aqueles pequenos snacks gelatinosos a que os miúdos não resistem — e convenhamos, muitos pais também não. O problema é que as opções à venda nos supermercados, normalmente, estão carregadas de açúcar. Ou seja, não são propriamente saudáveis e aumentam a frequência das visitas ao dentista.

Para ter uma noção, 100 gramas das gomas mais açucaradas do mercado têm o equivalente a 12 daqueles pacotes de açúcar que costumam acompanhar o café. E não é muito difícil ingerir esta quantidade, que corresponde mais ou menos a um saco pequeno, uma vez que são muito viciantes.

As revelações assustadoras não se ficam por aqui. Afinal, talvez nunca tenha pensado seriamente na composição destes pequenos doces. A maioria das gomas são feitas a partir de cartilagens, tendões, ossos e aparas de animais. O açúcar é outros dos produtos que fazem parte da lista de ingredientes. E durante o processo de refinamento, pode passar por um tipo de carvão feito com cinzas de ossos. Se estas informações não o fazem mudar de ideias, saiba que, segundo a nutricionista Lia Faria, “nenhuma das versões disponíveis no mercado são consideradas boas opções.”

“As gomas são um género alimentício altamente processado e rico em açúcar, pelo que o seu consumo deve ser limitado quer em frequência, quer em quantidade”, realça a especialista em nutrição. E continua: “Apesar de existirem algumas variações nos teores de açúcar, dos 43 aos 71 gramas por 100 gramas de produto, desde que se tenham em atenção a moderação do consumo, não se justifica mudar as nossas escolhas de acordo com isso. Devemos optar pelas que mais gostamos e comê-las de forma equilibrada e com consciência.”

Porém, entre as muitas opções, Lia Faria refere que as melhores são as não têm açúcar por cima. Na prática, isto quer dizer que deve evitar as ácidas. Se adora este tipo de snack, pode prepará-las em casa e controlar o teor de açúcar e de calorias. Caso se queira aventurar, aponte o que precisa.

Do que precisa

— 30 gramas do preparado de gomas da Prozis
— 100 mililitros de água

Como se faz

Num pequeno tacho adicione 3 doses do preparado a 100 mililitros de água. Envolva e espere até começar a ferver. Retire do lume e misture até o pó se dissolver completamente.
Depois colocar a mistura em pequenas formas e leve-as ao frigorífico até solidificarem (cerca de 24 horas).

Se não tiver tempo ou paciência para se dedicar a esta tarefa, mas também não resiste aos pacotes coloridos, a nutricionista Lia Faria preparou um ranking com propostas com menos açúcar, entre as que se encontram à venda em Portugal. Carregue na galeria para conhecer as gomas que deve comer com moderação, da pior para a melhor opção.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT