Alimentação Saudável

As 9 receitas leves, práticas e rápidas que salvam os almoços e jantares de verão

Estas sugestões recomendadas por nutricionistas são deliciosas, fáceis de transportar e ajudam a manter a saciedade.
A fruta deve fazer parte das refeições.

Nos dias de maior calor o apetite costuma diminuir drasticamente. Nesta época do ano é normal que nos apeteça comer coisas frescas e leves, que não comprometam a digestão. Por outro lado, não também não queremos passar mais tempo que o necessário perto do calor do fogão ou do forno. No verão queremos aproveitar todos os minutos para as idas à praia ou à piscina — sobretudo se estivermos de férias.

Acabamos, naturalmente, por substituir pratos mais quentes e aconchegantes por pratos crus como saladas, carpaccios, tártaros e frutas frescas. “Isto acontece porque não precisamos de tantas calorias para manter a temperatura corporal e, por isso, acaba por ser mais simples evitar os excessos de ingestão de gordura e reduzir as quantidades do que comemos”, adianta a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia”. 

Os meses quentes são a melhor altura do ano para ser criativo às refeições, optando por legumes e vegetais que o ajudam a manter-se hidratado ao longo do dia. As saladas, por exemplo, permitem muitas combinações diferentes, são práticas e saborosas. E, se tiver cuidado com os ingredientes que escolhe, amigas do estilo de vida saudável. Deve ser uma fonte de vitaminas e minerais e incluir vegetais crus e cozinhados, frutas frescas, uma fonte de proteína, outra de gordura de qualidade, frutos oleaginosos, sementes e cereais.

O truque é usar a imaginação e, para poupar, recorrer aos alimentos que tem sempre em casa. Sabemos que com a correria diária é difícil pensar em receitas diferentes todos os dias da semana, porém, é possível preparar almoços e jantares frescos, saudáveis e deliciosos em menos de dez minutos. Reunimos nove sugestões aconselhadas por nutricionistas com ingredientes que agradam a todos.

Carregue na galeria para conhecer nove receitas perfeitas para os dias mais quentes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT