A combinação de pistácio com chocolate, e outros ingredientes à mistura, fez com que o chocolate do Dubai se tornasse numa verdadeira febre nas últimas semanas — e consegue perceber-se porquê. O contraste de texturas e o equilíbrio entre o sabor suave e ligeiramente salgado do fruto seco, em contraste com o doce do chocolate resulta numa combinação perfeita, para muitos.
No entanto, não é uma opção muito nutritiva ou saudável, devido à adição de açúcares e outros ingredientes processados. Se está curioso para provar o doce, mas ainda não conseguiu por estar sempre esgotado (desaparece em pouco tempo assim que chega às lojas portuguesas), pode tentar recriar em casa uma versão parecida. E já que vai ter o trabalho, o ideal é apostar numa versão mais saudável.
Esta alternativa não utiliza o exótico knafeh, presente na receita original, mas junta dois sabores que formam a mistura do momento: chocolate e pistácio. Mais do que um doce, esta sugestão de barritas saudáveis torna-se um snack delicioso, energético e muito prático de levar para qualquer lado.

O pistácio é rico em antioxidantes, que combatem os sinais de envelhecimento, em vitaminas do complexo B, necessárias para funções como a regulação do açúcar no sangue, e em potássio. Além disso, é uma excelente fonte de proteína e um dos frutos secos com menos calorias — 28 gramas contam 159. A mesma quantidade de nozes, por comparação, contém 185 calorias.
Além dos pistácios e do chocolate, para a receita, criada pelo blog Nadia´s Healthy Kitchen, juntam-se outros ingredientes como xarope de agave, um adoçante natural, cardamomo, que complementa os sabores e garante um perfil diferente, e uma pitada de sal.
Esta é uma opção que pode preparar em 20 minutos e que lhe garante um snack doce e saudável. Além disso, estas barritas são inclusivas e indicadas para toda a família, já que utilizam apenas ingredientes vegetais e não têm glúten. Cada porção tem 157 calorias, 7 gramas de hidratos de carbono, 6 gramas de proteína, 11 de gordura, 2 de fibra e 4 de açúcar.
Do que precisa
— 240 gramas de pistácio sem casca
— 50 gramas de chocolate negro derretido
— 2 colheres de sopa de xarope de agave
— 1 colher de sopa de cardamomo em pó
— uma pitada de sal
Como se faz
Comece por pré-aquecer o forno a 180 gruas. Numa tigela, misture os pistácios, o cardamomo, o sal e o xarope de agave. Transfira a mistura para recipientes com moldes próprios para estas barras, ou espalhe simplesmente num tabuleiro com papel vegetal.
Leve ao forno por 15 a 17 minutos e deixe arrefecer completamente antes de remover dos moldes ou de cortar em barritas. Quando estiverem completamente frios, derreta o chocolate negro e mergulhe a base das barritas. Pode ainda deitar algumas linhas de chocolate por cima.
Carregue na galeria para descobrir propostas de receitas saudáveis pra o dia-a-dia.