Alimentação Saudável

As bolachas saudáveis que se fazem num passo e em apenas 10 minutos

É mais uma prova de que seguir uma dieta não é sinónimo de cortar em doces. Só precisa de seis ingredientes.
Basta misturar e assar.

Se segue uma dieta fit, provavelmente utiliza a abóbora como uma das suas fiéis amigas nas receitas da semana. Seja na sopa, para substituir os hidratos da batata, ou assada no forno com um fio de azeite, ou até mesmo em puré, trata-se de um alimento que além de muito apelativo nutricionalmente, é bastante versátil.

É rica em vitamina C, vitamina A e betacaroteno, o pigmento que lhe dá a cor amarelada e que a torna num legume com uma potente ação antioxidante. E até ajuda a manter o bronzeado do verão. Ajuda no reforço do sistema imunitário e protege as células e a pele, podendo ainda prevenir o envelhecimento precoce. Mas há mais: tem imensas fibras e apenas 40 calorias por cada 100 gramas.

Se este alimento ainda não faz parte da sua dieta, vai mudar de ideias depois de experimentar esta receita. Por outro lado, caso adore a abóbora, talvez não esteja à espera de mais uma alternativa tão fácil e rápida como esta. Além disso, vem desmistificar a ideia de que não se podem comer receitas doces num regime alimentar saudável. 

A nutricionista Ana Isabel Monteiro propõe uma receita de bolachas de abóbora que só precisam de seis ingredientes e 10 minutos de preparação. Basta seguir as dicas do seu Instagram Laranja Lima Nutrição. 

Do que precisa

Para 15 unidades:

— 100 gramas de abóbora assada
— 100 gramas de farinha de aveia
— 15 gramas de agáve
— 10 gramas azeite
— 1 pitada de bicarbonato de sódio
— Canela a gosto

Como se faz

Basta triturar tudo, moldar, achatar (neste caso, fez-se com um garfo) e assar 180 graus por 10 minutos no forno com ventilação, por cima de uma folha de papel vegetal. Ficam levemente crocantes por fora e macias por dentro. É possível adicionar outras coisas, como noz picada ou chocolate. Se não quiser usar abóbora, também resulta com igual quantidade de puré de batata-doce, banana ou maçã.

Carregue na galeria para conhecer 13 sobremesas saudáveis até cinco ingredientes para experimentar em casa.

 

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