As bolas energéticas são um snack nutritivo e versátil, ideais para conseguir um “boost” de energia e saciedade naqueles momentos do dia em que nos apetece ceder à tentação de comer um doce. Embora já existam várias opções à venda nos supermercados, as versões caseiras são sempre mais saudáveis e mais baratas.
Além da possibilidade de escolher os ingredientes consoante a preferência ou necessidades nutricionais de cada um, são muito fáceis de fazer. Na verdade, a preparação não implica cozinhar no sentido tradicional, uma vez a maioria do trabalho é pelo liquidificador e até os mais novos podem colaborar. As bolas que hoje lhe apresentamos têm ainda outro atrativo: a cor vibrante, que torna o momento da confeção com os miúdos ainda mais divertido.
A receita desenvolvida por Delphine Fortin, do blogue “Dels Cooking Twist” destaca-se pela combinação de frutos vermelhos, ricos em antioxidantes, com o sabor exótico do coco. A autora descreve-as como “um lanche saudável para qualquer hora do dia, sempre que sentir vontade de comer um doce saudável que lhe dê energia”. E podem ser preparadas com antecedência, por exemplo, no início da semana, porque se conservam durante três a quatro dias.
De que precisa
— 1 copo de frutos vermelhos, frescos ou congelados
— 3/4 de copo de flocos de aveia
— 1/4 de copo de farinha de coco
— 1/3 de copo de coco ralado
— 1 colher de sopa de óleo de coco
— uma pitada de sal
— 1/4 de copo de xarope de agave
Como se faz
Utilizando um processador, triture as sementes de girassol, os flocos de aveia, o coco ralado, o óleo de coco e as framboesas até obter uma textura quase homogénea e bem misturada. Em seguida, forme bolas com porções de duas colheres da mistura. Coloque-as num tabuleiro e leve ao frigorífico durante uma hora ou até que fiquem firmes. Armazene no frigorífico, onde se conservam até uma semana.
Carregue na galeria para ver outros snacks saudáveis, fáceis e rápidos de fazer.