Alimentação Saudável

As farinhas de alfarroba, espelta e aveia integral são a nova moda do mundo fit

São versáteis, práticas e super completas. E, acima de tudo, amigas de uma dieta saudável.
Já as devia estar a incluir na sua dieta.

A farinha é a base de muitos dos produtos que cozinhamos e consumimos diariamente, como bolos, panquecas, bolachas ou pão. É, por isso, muita vezes vista como uma inimiga de quem quer manter uma dieta saudável. Além disso, por mais que nos esforcemos, acabamos sempre por ingerir uma grande quantidade destes alimentos ao longo do dia, sem nos apercebermos.

No entanto, isto não quer dizer que tenha de acabar de vez com a farinha na sua vida. É certo que, antigamente, só havia uma única opção e era impossível controlar as calorias que ingeríamos. Mas hoje em dia é cada vez mais fácil escolher opções mais saudáveis para ter na despensa. Na procura por alternativas, a farinha de aveia tornou-se famosa. Ao contrário da versão refinada, deixa-nos saciados durante mais tempo, traz qualidade à dieta e facilita a digestão. De uma forma geral, é uma ótima ajuda para controlar o peso.

A boa notícia é que isto não acaba aqui. Depois da farinha de aveia, chegam novas propostas, versáteis e completas, ao mundo fit. Quem as traz é a Nacional, marca portuguesa com 170 anos de história e que, todos os meses, apresenta novos produtos adequados às tendências do momento. Desta vez, a marca decidiu lançar três novas farinhas: trigo e alfarroba, espelta integral e aveia integral.

As opções são versáteis, práticas e super completas, desenvolvidas para todo o tipo de usos culinários, dos doces aos salgados, passando, inevitavelmente pelo pão, os bolos ou as bolachas. Além disso, estas novas farinhas são ricas em fibras e proteína, tornando-se excelentes opções para quem procura receitas alternativas e mais saudáveis, sem se privar deste ingrediente.

A farinha de trigo e alfarroba da Nacional combina a vagem da alfarroba com a espiga de trigo, com alto teor de fibra. É por isso mesmo que confere uma cor e sabor característicos da alfarroba às suas receitas. É ideal para todos os usos culinários, desde pão de alfarroba, bolos e brownies.

Considerado um cereal ancestral, a espelta é também conhecida por trigo selvagem, muito completo e com um perfil nutricional super rico. Fonte de proteína e com alto teor de fibra, a farinha de espelta integral da Nacional permite uma grande variedade de utilizações saudáveis. Tem um sabor ligeiramente adocicado, semelhante à noz, e permite criar receitas deliciosas como um bolo de banana e nozes. 

Por fim, a farinha de aveia integral resulta da moenda do grão de aveia. É uma verdadeira fonte de proteína — tem 13 gramas de proteína por cada 100 —, tem um alto teor de fibra, e é feita com hidratos de carbono de absorção lenta, para nos sentirmos saciados durante mais tempo. Pode utilizá-la para fazer um batido ao pequeno-almoço, umas panquecas antes de um treino ou um bolo para a família.

Carregue na galeria para conhecer três receitas deliciosas para fazer com a ajuda das novas farinhas da Nacional.

Este artigo foi escrito em parceria com a Nacional.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT