Alimentação Saudável

As gomas saudáveis do chef Fábio Gomes só levam 4 ingredientes

Parece mentira, mas existem mesmo — e são super rápidas de fazer. Apostamos que vai ter de repetir a receita várias vezes.
Um truque de Fábio Gomes.

Não vamos mentir: sempre que temos um miúdo por perto a comer gomas acabamos por roubar uma. E depois outra. Quantas conseguirmos até ele começar a protestar. São mesmo aquele snack a que ninguém resiste. O problema é que as opções à venda nos supermercados, normalmente, estão carregadas de açúcar. Ou seja, não são propriamente saudáveis e aumentam a frequência das visitas ao dentista.

Para ter uma noção, 100 gramas das gomas mais açucaradas do mercado têm o equivalente a 12 daqueles pacotes de açúcar que costumam acompanhar o café. E não é muito difícil ingerir esta quantidade, que corresponde mais ou menos a um saco pequeno, uma vez que são muito viciantes.

As revelações assustadoras não se ficam por aqui. Afinal, talvez nunca tenha pensado seriamente na composição destes pequenos doces. A maioria das gomas são feitas a partir de cartilagens, tendões, ossos e aparas de animais. O açúcar é outros dos produtos que fazem parte da lista de ingredientes. E durante o processo de refinamento, pode passar por um tipo de carvão feito com cinzas de ossos. Se estas informações não o fazem mudar de ideias, saiba que, segundo a nutricionista Lia Faria, “nenhuma das versões disponíveis no mercado são consideradas boas opções.”

“As gomas são um género alimentício altamente processado e rico em açúcar, pelo que o seu consumo deve ser limitado quer em frequência, quer em quantidade”, realça a especialista em nutrição. Tem duas opções: ou corta relações com este doce para sempre ou troca-lhe as voltas. Como? Criando uma versão saudável.

Uma boa alternativa será optar por fazê-las em casa. É aqui que o chef Fábio Gomes, o ex-concorrente do “MasterChef”, vem para lhe facilitar a vida: criou uma receita fit que não demora mais do que dois minutos a ser preparada. O melhor é que só leva quatro ingredientes. Mais simples seria difícil.

Do que precisa

— 1 saqueta de gelatina zero açúcar de um sabor à escolha
— 5 folhas de gelatina
— 200 mililitros de água
— sumo de um limão

Como se faz

Num tacho, junte todos os ingredientes e deixe ferver. A seguir, coloque o preparado numa forma de silicone e leve ao frio por três horas. Após solidificada, pode cortar em bocados menores. As gomas podem ser conservadas durante sete dias no frio. Para os mais aventureiros, o cozinheiro sugere ainda substituir a gelatina com sabor por 200 gramas de sumo de fruta natural, adicionar quatro gramas de agar-agar e o sumo de um limão.

O resultado é uma alternativa sem açúcar que tanto os miúdos como os adultos vão adorar. Mas, lembre-se: não é por ser uma versão mais saudável que pode exagerar no seu consumo. “Acreditam que esta guloseima só tem nove calorias”, pergunta Fábio Gomes contente com a criação.

Se lá em casa são todos fãs de doces, carregue na galeria para conhecer mais algumas propostas saudáveis e fáceis de fazer. Aproveite também para ler o artigo e descobrir as 11 melhores gomas à venda nos supermercados para miúdos e pais gulosos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT