Alimentação Saudável

As melhores papas de aveia para este inverno preparam-se com 5 ingredientes

Seja como snack ou pequeno-almoço, esta receita nunca desilude.
Pode servir com fruta.

As manhãs frias pedem um pequeno-almoço e reconfortante. Esta descrição aplica-se na perfeição às famosas papas de aveia. A nutricionista Sónia Marcelo é uma das adeptas desta receita e tem uma versão deliciosa para partilhar.

Antes, vale a pena relembrar que a aveia é um cereal constituído por cerca de 60 a 70 por cento de hidratos de carbono. É um alimento rico em proteínas (14 por cento) e o seu teor de sais minerais (ferro, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e sódio) e vitaminas do complexo B é elevado.  

Cerca de quatro por cento do seu peso é em fibras, principalmente as solúveis que ajudam ao bom funcionamento intestinal, mantém a glicémia estável (níveis de açúcar no sangue), diminuem o colesterol LDL (mau colesterol) e mantém a saciedade. Garanto-lhe que só vai ter fome passado cerca de três horas”, diz à NiT a especialista.

Segundo Sónia Marcelo, que também é autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, esta é uma receita que pode servir de pequeno-almoço ou snack a meio da tarde. Além disso, pode ser feita no microondas em dias de pressa. Para esta versão, vai precisar de cinco ingredientes. Tome nota do modo de preparação.

O resultado da nutricionista.

Do que precisa

— 150 mililitros de leite ou bebida vegetal;
— Quatro colheres de sopa de flocos de aveia;
— Casca de limão;
— Pau de canela;
— Canela em pó (opcional).

Como se faz

Comece por colocar todos os ingredientes numa panela e leve ao lume. Deixe confecionar, em lume brando, durante cerca de dez minutos, e mexa para não agarrar.

Em seguida, retire a casca do limão e o pau de canela. Coloque para uma taça e polvilhe com canela (opcional).

Agora, carregue na galeria para conhecer pequenos-almoços saudáveis para cada dia da semana, que se fazem em menos de cinco minutos, sugeridos pela nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”.

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