Alimentação Saudável

As pataniscas de legumes que sabem aos petiscos de infância na casa dos avós

A receita de Luísa Fortes da Cunha, responsável pelo “My Casual Brunch”, é uma versão saudável da típica iguaria.
Experimente.

Entre os portugueses, existem poucas receitas tão populares quanto as pataniscas, que tanto podem funcionar como um simples petisco, como integrar uma refeição mais composta. 

Luísa Fortes da Cunha, responsável pelo “My Casual Brunch” — ponto de paragem virtual obrigatório para quem anda sempre atrás das receitas mais saudáveis —, também tem, como não podia deixar de ser, a sua própria versão desta iguaria. A gordura habitual fica de fora, mas é igualmente saborosa.

Entre outros ingredientes, leva farinha de lentilhas ou grão-de-bico, cogumelos, espinafres, batata-doce, curcuma, curgete e orégãos. Tudo importantes fontes de proteínas que se combinam numa receita que vai repetir muitas vezes.

Do que precisa

— 1 chávena de chá de farinha de lentilhas ou grão-de-bico
— 1/2 chávena de chá de água
— 1 ovo
— 1 chávena de chá de cogumelos
— 1 alho francês pequeno
— 1 mão cheia de espinafres
— 1 batata-doce pequena ralada
— 1 dente de alho generoso
— 1 colher de chá de curcuma
— 1 curgete ralada e espremida
— 3 colheres de sopa de azeite
— 1 colher de sobremesa de orégãos
— sal e pimenta q.b
— 2 colheres de sopa de queijo mozarela ralada
— salsa q.b

Como se faz

Comece por colocar a farinha de lentilhas (ou grão) numa taça. Depois junte a água e misture antes de adicionar o alho francês cortado em meias luas fininhas, o alho picado, a batata-doce e a curgete raladas e espremidas. A seguir, junte o ovo e tempere com sal e pimenta.

Por fim, acrescente os orégãos, a salsa picada, o azeite, a curcuma, os cogumelos, os espinafres e o queijo ralado. Com tudo bem misturado, aqueça uma frigideira antiaderente, deite umas gotas de azeite e coloque colheradas de massa. Deixe cozinhar alguns minutos de um lado e depois vire.

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