Alimentação Saudável

As piores batatas fritas e snacks à venda nos cafés portugueses

É um dos lanches favoritos dos miúdos e ninguém bate os produtos da Matutano, a marca que domina o mercado nacional.
Não é fácil resistir.

Se há uma certeza no mundo é que as batatas fritas são irresistíveis. Os miúdos, então, deliram quando entram num café ou supermercado e vêem os pacotes coloridos destes snacks salgados. O problema é que, como todos sabemos, não são saudáveis. Mas continuamos a comê-las. O motivo é simples: são viciantes. Tentamos tirar apenas uma mas, quando damos por isso, já temos um pacote vazio nas mãos.

Estão nos cafés ao virar da esquina, nos quiosques, nos supermercados e em todo o lado. E são quase todos da Matutano, a marca mais popular deste segmento em Portugal. A pensar nisso, a NiT falou com a nutricionista Sónia Marcelo para perceber qual as opções de que devemos fugir quando temos um daqueles ataques.

A autora do blogue “Dicas de uma Dietista” começa por explicar: “As batatas fritas contêm um elevado teor de gordura saturada (má) e são responsáveis pelo aparecimento de doenças cardiovasculares. Além disso, são compostas por hidratos de carbono de absorção rápida que são transformados em açúcar e armazenados sob a forma de gordura”.

“Por outro lado, têm um elevado teor de sal. O seu consumo excessivo é um problema da sociedade atual, estando associado ao aumento de risco de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais”, explica à NiT.

A sua conservação deve-se, sobretudo, ao sal e à gordura. 100 gramas equivalem a beber um terço de uma chávena de chá de óleo. É isto que escondem estes pacotes. Por mais pequenos, light ou gourmet que sejam.

De uma forma geral, as batatas fritas em pacote são um produto alimentar bastante calórico. Entre as melhores opções, segundo a nutricionista, estão as Lays Gourmet. Por 100 gramas, estas batatas têm 507 calorias, 31,7 gramas de lípidos dos quais 2,6 gramas são saturados, 0,5 gramas de açúcares e 1,2 de sal.

A NiT, em conjunto com a especialista em nutrição, avaliou a oferta destes produtos nos cafés e snack-bars, que normalmente são distribuídos pela Pepsico, a multinacional que chegou a Portugal em 1972.

No final, fizemos uma lista com a tabela nutricional das opções que contêm menos gordura saturadas e uma lista de ingredientes mais simples e natural. O que ocupa a primeira posição tem um total de 516 calorias. Carregue na galeria para conhecer o ranking.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT