Alimentação Saudável

As rabanadas sem açúcar que se preparam no forno em 30 minutos

Se não quer arruinar a dieta, esta é a receita ideal para poder saborear um dos doces típicos da quadra.
Experimente.

Das entradas às sobremesas, há várias especialidades tipicamente natalícias que nunca faltam nas mesas portuguesas no Natal, como as famosas rabanadas. Feitas à base de pão, as fatias são embebidas em leite ou vinho doce, depois passadas por ovos batidos e fritas até ficarem douradas.

Após a fritura, são polvilhadas com açúcar e canela. A receita tem raízes antigas, que reflete a necessidade de aproveitamento de pão, e simboliza a partilha e a celebração familiar.

Porém, como seria expetável, as fatias douradas — como também são conhecidas —, não são propriamente uma escolha saudável. O açúcar e o óleo da fritura são dois ingredientes que todos devíamos evitar, mesmo quem não está em processos de perda de peso.

Nesta época do ano, em que as tentações doces estão por todo o lado, a moderação deve ser a palavra de ordem. A melhor forma de manter uma dieta equilibrada, sem privações exageradas, é optar por versões mais saudáveis, como as rabanadas no forno criadas por Rui Marques, do blogue “A Pitada do Pai”. O melhor? Não levam açúcar e preparam-se em 30 minutos.

Do que precisa 

— 1 pão fatiado (preferencialmente com dois dias)
— 1 litro de leite ou bebida vegetal
— 3 ovos
— 2 paus de canela
— mel ou xarope de agave
— 2 cascas de limão
— canela em pó q.b.

Como se faz 

Num recipiente, coloque o leite, os paus de canela e as cascas de limão. Adicione o pão fatiado, de modo que fique coberto e deixe repousar pelo menos seis horas para obter a melhor consistência.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Bata os ovos, adicione um pouco de mel (ou xarope de agave) e canela em pó. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.

Passe o pão pelo ovo batido e coloque no tabuleiro. Leve ao forno durante aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Retire e polvilhe com canela e mel.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT