Alimentação Saudável

As receitas mais saudáveis de sobremesas de Natal que pode comer sem culpa

Foram criadas pela seixalense Teresa D'Abreu, autora do blogue "Healthy Bites". Acredite: a sua família vai ficar fã de todas.
Já provou uma versão mais saudável de rabanadas?

Coscorões, azevias, rabanadas, sonhos, bolo-rei ou rainha, arroz doce, tortas e troncos: a lista de doces típicos desta quadra festiva é longa, deliciosa mas também é sinónimo de muitas calorias. Por isso, e como há sempre formas de minimizar os estragos, são precisas mais do que nunca receitas de sobremesas saudáveis e low carb para compor a mesa de Natal.

A boa notícia é que não são assim tão difíceis de encontrar. A NiS falou com a criadora de conteúdos do blogue “Healthy Bites”, a seixalense Teresa D’Abreu, que selecionou três possíveis receitas que vai poder comer, repetir e voltar a fazê-lo — se assim o desejar — as vezes que quiser se, culpa. É que todas estas opções são saborosas, amigas da saúde e prometem não pesar na consciência (e muito menos na balança).

A primeira proposta é de broas castelares. Sim, leu bem. Apesar de poder não ser a primeira opção a ser pensada como um doce de Natal, há que recordar que é nesta época que mais se veem nas prateleiras do supermercado. No entanto, as versões são muitas vezes hipercalóricas e pouco naturais.

Como a solução não é deitar tudo a perder, as broas castelares da Healthy Bites foram adaptadas para uma versão sem glúten e sem refinados, sendo assim uma opção mega saudável. Além disso são cremosas, húmidas por dentro e têm um travo especial a amêndoa. O melhor de tudo é que são, como a Teresa D’Abreu já nos habitou, bastante fáceis de se fazer.

Os fãs de chocolate vão gostar de saber que outra das opções é uma receita de chocotone low carb. Para quem não conhece, diz uma das lendas que esta pequena delícia gastronómica foi criada em Milão, na Itália, graças a um erro de um padeiro que se confundiu e misturou na massa de pão os ingredientes que deveriam ser para fazer uma torta. Resultou dali uma receita quase de sonho e que pode ser uma proposta diferente para completar a mesa de Natal.

Existe ainda espaço para outra receita e esta é daquelas do costume nesta época festiva: as rabanadas. Só que a versão da “Healthy Bites” é feita numa máquina que faz quase o mesmo efeito e é mais saudável do que fritar: a Airfryer. Segundo Teresa D’Abreu, estas rabanadas ficam com um sabor a limão bem mais intenso do que o das tradicionais e a consistência perfeita.

Agora que já está a par das propostas de sobremesa complemente a mesa da sua Consoada com estas propostas de receitas de entrada e prato principal, ambas também sugeridas pela responsável pelo projeto “Healthy Bites”. Juntas, fazem uma espécie de menu pensado especialmente para o Natal e que ao mesmo tempo seja capaz de perdoar todos os excessos cometidos por esta altura.

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer as três receitas saudáveis (e deliciosas) de sobremesas para comer sem culpa nesta quadra.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT