Alimentação Saudável

A bavaroise de morango fit que vai ser a perdição deste fim de verão

Fresca, saborosa, fácil de fazer. Nem precisa de tentar arranjar argumentos para contrariar esta tripla imbatível.
Que desgraça

É um paradoxo delicioso, a doçaria saudável. Por um lado, mata-nos os desejos e, por outro, contraria a velha máxima de que os doces não fazem lá muito bem à saúde.

Já o provamos vezes sem conta e, desta vez, socorremo-nos de mais uma fórmula mágica, desta vez partilhada pela página do Instagram “Panelinha de Sabores”, que criou uma bavaroise de morango com poucos ingredientes e pouca culpa.

Precisa apenas de cinco ingredientes para montar a sobremesa. No entanto, e porque precisa de pelo menos oito hora de descanso no frigorífico, deve ser feita na véspera.

A receita não só inclui a bavaroise como um sempre útil molho para besuntar cada uma das irresistíveis fatias. Convencido? Então só tem que seguir as instruções.

Ingredientes:

— 500 gramas de morango
— 400 gramas de queijo fresco 0% (ou iogurte, natas tradicionais batidas ou natas de soja ou de aveia)
— 1 embalagem de gelatina de morango sem açúcar
— 2 a 4 colheres de sopa de stevia ou eritritol
— 1 colher de chá de amido de milho

Como fazer:

Lave os morangos, corte-os aos pedaços e coloque-os num tacho com 100 mililitros de água e duas colheres de adoçante. Ferva durante cinco minutos. Entretanto, dilua a gelatina em pó em 500 mililitros de água acabada de ferver.

Triture os morangos em puré e junte 300 gramas à gelatina preparada à parte — deixe arrefecer até chegar a temperatura ambiente. Reserve o resto do puré para fazer o molho.

Misture o queijo no preparado da gelatina e e puré. Passe a forma por água fria e unte com óleo. Deite o preparado na forma e coloque no frigorífico durante pelo menos oito horas.

Para fazer o molho, dilua o amigo em 80 mililitros de água e junte-a ao puré de morangos. Leve ao lume a ferver durante um minuto. Depois de desenformar, sirva com o molho.

Já que está por aqui, aproveite para conhecer outras 12 receitas de sobremesas saudáveis que se fazem em cinco minutos. Carregue na galeria para continuar a ler.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT