Alimentação Saudável

Mito ou verdade: beber água pode mesmo ajudar a perder peso?

Sim, ajuda mas não pelos motivos que está a pensar. A nutricionista Maria Gama explica tudo. 

Será verdade ou mito?

Ninguém tem dúvidas de que beber água é fundamental. Afinal, é ela que nos ajuda a manter hidratados. Mas tem também outras vantagens, como regular o trânsito intestinal e eliminar de toxinas. E ainda há mais uma: ajudar a emagrecer.

O método mais conhecido para esse efeito é a clássica receita do copo de água com limão, que deve ser bebido todas as manhãs assim que acorda. A verdade é que isso traz benefícios, já que esta combinação ajuda a limpar o organismo e elimina as toxinas acumuladas. Também pode ajudar na digestão, fortalecer o sistema imunitário, prevenir pedras nos rins, dar uma energia extra e contribuir para manter a saúde da pele.

Além disso, como a NiT já revelou, esta bebida pode ser realmente útil para quem quer perder peso. Como? Uma vez que a fibra presente no alimento é solúvel (pectina), ela promove uma sensação de saciedade. Ou seja, vai deixá-lo sem fome durante mais tempo.

Mas atenção: a água, por si só, tenha ou não limão adicionado, não vai fazer com que o número na balança diminua. É preciso manter, no geral, uma alimentação equilibrada e saudável. E, claro, praticar exercício físico. Pode parecer tudo demasiado óbvio, mas sem isto dificilmente conseguirá manter-se em forma a longo prazo.

A nutricionista Maria Gama destaca uma investigação americana de 2010 que demonstra isso mesmo. Foi estudado o efeito do consumo de água antes das refeições principais na perda de peso. Para isso, dois grupos de pessoas com excesso de peso ou obesidade foram sujeitos a uma dieta hipocalórica. Um dos grupos ingeriu cerca de dois copos de água antes das refeições principais, sendo aquele em que se verificou uma perda de peso maior ao fim de 12 semanas — comparativamente com o grupo que não bebeu água antes das refeições.

Mito ou verdade: beber água pode mesmo ajudar a perder peso?

A hipótese sugerida pelos investigadores é que o consumo de água pode ter aumentado a tal sensação de saciedade e ter contribuído para a redução da ingestão alimentar durante a refeição. Ou seja, resultando numa maior redução do peso.

“No entanto, é importante perceber que não será devido à ingestão de água, mas, sim, ao seu possível efeito na redução da quantidade de alimentos ingerida. Se o objetivo é emagrecer, o único truque é ter um estilo de vida saudável diariamente”, alerta a também autora do blogue “Põe-te na Linha“.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT