Alimentação saudável

Bebi dois litros de água por dia durante um mês (e agora estou sempre com sede)

Ao princípio parecia uma missão difícil, muito difícil.

A resposta à primeira questão é sim, claro que sim — vai aumentar a vontade de ir à casa de banho. E vai passar por aquela situação de quem tem miúdos: nunca sair de casa sem antes ir à casa de banho. Mas nada tema, é bom sinal: “Só prova que tem um bom funcionamento dos rins. Se bebesse muita água e não houvesse essa necessidade era porque algo se passava”, explica a nutricionista Mariana Chaves.

A sensação de barriga inchada que tinha frequentemente desapareceu ao longo dos dias. O trânsito intestinal ficou mesmo melhor. Isso é um daqueles pontos positivos que a nutricionista tinha referido e que de facto se comprova: meninos e meninas com um intestino mais preguiçoso, pode estar aqui a solução. E a sede? Aumenta mesmo. A boca fica seca à medida que as horas passam, os lábios também, como se de repente tivesse cieiro. Ao início não se nota, mas gradualmente, e ao fim de um mês a cumprir a meta, tenho sede constantemente (e vontade de ir à casa de banho como uma criança de cinco anos).

Mas vamos ao início. Em janeiro duas das minhas três resoluções de ano novo já estavam em execução: fazer exercício três a quatro vezes por semana e alimentação saudável. Só faltava uma coisa que tinha tentado muitas vezes e abandonado tantas outras, beber mais água. Podia ser alcalina, mineral, da nascente — sentia que não bebia o que precisava. 

Em primeiro lugar, e para que o plano funcionasse, era essencial perceber, afinal, que quantidade de água é que teria de beber? Foi Mariana Chaves, nutricionista há mais de 10 anos, quem me ajudou a perceber tudo sobre estes dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio que conhecemos como água.

Uma mulher, “em idade adulta e saudável, deve beber um litro e meio no mínimo, mas dois litros seria o desejável”, refere a nutricionista. Para os “homens dois litros seria o mínimo”. Porém, quer para homens, como para mulheres, a Mariana tem um truque para ajudar a perceber qual a quantidade de água que cada um de nós deve beber: “Cada pessoa tem um volume corporal diferente, altura e peso por isso tem que existir uma meta diferente para cada pessoa”. Neste caso a nutricionista recomenda beber, no mínimo, a “altura em água”. Como? É fácil, uma pessoa que meça 1,70 deve beber um litro e 700 de água ou, para facilitar, arredondar para cima, até aos dois litros. Se preferir pode optar por chá, “desde que seja sem cafeína, já que esta acaba por desidratar”.

“Beber água em jejum deve fazer parte da higiene matinal. Ajuda a hidratar e a relaxar o tubo digestivo, facilitando a digestão”

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