Apaixonado pela alimentação saudável, Francisco Fontes, um jovem de 28 anos licenciado em Economia e com mestrado em Gestão, deixou uma potencial carreira nesta área para poder embarcar numa aventura inesperada. O objetivo: mudar a forma como as pessoas se relacionam com os alimentos, tornando-as mais conscientes do que consomem, e mostrar que afinal de contas ter hábitos alimentares saudáveis pode ser tarefa fácil e prazerosa. Dessa vontade nasce a benefeat., uma empresa portuguesa que produz snacks energéticos feitos a partir de produtos biológicos que são cada vez mais procurados.
“Antes de termos uma marca, somos há muito tempo consumidores de produtos saudáveis (mas saudáveis mesmo, não só no rótulo). Depois percebemos que o mercado de produtos biológicos estava a crescer exponencialmente e decidimos lançar uma marca simples e que representasse a nossa ambição de melhorar a relação das pessoas com os alimentos. Com alguns dos ingredientes que usávamos para fazer as nossas barras em casa, profissionalizamos o produto. Daí nasce a benefeat., que coloca os benefícios da natureza à distância de uma trinca”, começa por explicar à NiT Francisco Fontes, um dos sócios fundadores da empresa.
Este projeto acabou por ser o resultado de um sonho de longa data que o jovem empreendedor considera “ambicioso,” embora “bastante exequível”. E arrancou, contra todas as odds, em pleno contexto de pandemia. Uma fase que a empresa encarou como uma oportunidade para colocar no mercado português e a um ritmo próprio as barrinhas benefeat..
A marca conta já com uma oferta de três barrinhas energéticas 100 por cento biológicas: amendoim proteica, cacau e coco e banana. Todas elas são feitas com ingredientes selecionados de origem vegetal, com pouco processamento e sem qualquer tipo de cozedura. Depois, claro, são biológicas, vegan e cheias de sabor. Além disso, não têm glúten, lactose, nem qualquer tipo de açúcares adicionados.
A empresa portuguesa fez questão de salientar que em breve serão lançadas mais algumas inovações “nunca antes vistas em Portugal e no mercado de barras”, acrescentando que é um “projeto confidencial e que está em fase de testes” e que ainda não foi possível “chegar ao produto com a qualidade” que a benefeat. deseja e exige.
Com isto, a benefeat. preferiu inserir-se num mercado informado (e mais segmentado), que procura e consome este tipo de snacks com uma maior consciência de que este é um produto mais saudável e que apresenta uma composição nutricional mais benéfica do que outras opções disponibilizadas no mercado das barras energéticas.
Desta forma, a benefeat. está presente em lojas que tenham o mesmo (ou um semelhante) propósito que a própria. Além da loja online, é possível encontrar estas barrinhas energéticas à venda em várias mercearias biológicas e estabelecimentos desportivos por todo o País. Recentemente, a benefeat. até assinou uma parceria com a Repsol (AMF Energia) a fim de disponibilizar as suas opções vegan e biológicas nos postos de combustível. Algo que não se encontra com tanta frequência.
As boas novas não ficam, contudo, por aqui, a marca portuguesa espera até ao final do ano estar à venda em todos os distritos portugueses com a meta de se tornar “a marca de barrinhas favorita em Portugal”. A partir daí o objetivo é alcançar outros países da Europa e consequentemente entrar no mercado de produtos biológicos da Europa, que “nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje”, revelou o jovem fundador Francisco Fontes.