Alimentação Saudável

As bolachas de abóbora com pepitas de cacau que pode comer ao longo de todo o dia

Esta receita tem alguns passos mas não se assuste: é mais simples de fazer do que parece (e o resultado compensa).
Fotografia de Mafalda Rodrigues de Almeida.

O facto de se terem tornado tão populares com o Halloween pode distrair-nos de algo bem mais importante: as abóboras são um alimento incrivelmente versátil.

Pode ser usada como puré, pode-se juntar a uma sopa ou mesmo a um sumo, ou fatiar de mil e uma maneiras para juntar como acompanhamento de prato. E também, por incrível que possa parecer, é ótima para fazer bolachas.

É mesmo isso que nos mostra a receita original do “Loveat”, página a cargo da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, que há muito nos habituou a juntar cor, sabor e saúde à mesa, seja em pratos, seja em snacks, como é o caso.

A grande vantagem é que, entre os seus diferentes benefícios, a abóbora tem poucas calorias e é rica em fibras, o que a torna uma base útil para um lanche acompanhado de bolachas que não tem de estragar todos os planos de dieta. Ora veja.

Do que precisa

— 150 gramas de polpa de abóbora assada (ou cozida) reduzida a puré;
— 200 gramas de farinha de aveia integral;
— 100 mililitros de óleo de coco (ou azeite);
— Uma colher de sobremesa de canela;
— 120 gramas de açúcar de coco;
— 60 gramas de pepitas de cacau;
— Uma colher de café de bicarbonato de sódio;
— Uma colher de chá de fermento em pó;
— Uma colher de chá de essência de baunilha.

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque o puré de abóbora numa taça com o açúcar e o óleo de coco e bata bem. Junte depois a farinha de aveia, o bicarbonato de sódio e o fermento. Bata bem a mistura. Adicione depois a canela e a essência de baunilha. Bata mais uma vez e verta as pepitas de cacau, envolvendo bem.

Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Com uma colher de gelado coloque bolinhas de massa sobre o tabuleiro deixando alguma distância para que não se peguem no forno. Leve a assar durante cerca de 12 a 15 minutos (ou até as bordas começaram a ficar escuras). Deixe arrefecer completamente antes de servir.

E que tal um sumo a acompanhar as bolachas? Carregue na galeria e fique a conhecer sete receitas de sumos saudáveis (e qualquer um deles se faz num minuto).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT