Alimentação Saudável

Bombas de insulina passam a ser gratuitas para diabéticos com mais de 18 anos

As propostas do BE, PCP e PEV receberam votos a favor de todos os partidos exceto do PS.

Em 2021, as bombas de insulina vão passar a ser comparticipadas a cem por cento pelo Estado para todos os diabéticos com mais de 18 anos. As propostas apresentadas pelo PCP, PEV e Bloco de Esquerda receberam votos a favor de todos os partidos, exceto do PS, na terça-feira, 4 de fevereiro.

Esta medida abrange todos os adultos com Diabetes Tipo 1 inscritos na Plataforma PSCI (Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina) — vulgarmente conhecidos como “bombas de insulina” — da Direção Geral da Saúde. Na proposta do PCP, podia ler-se que quem sofre de Diabetes Tipo 1 tem, “inevitavelmente, de fazer terapêutica com administrações múltiplas de insulina diariamente ou por dispositivos subcutâneos de perfusão contínua de insulina (PSCI), vulgarmente conhecidos por Bombas de Insulina”.

Em janeiro deste ano, o grupo DiabéT1cos, que apoia pessoas com a doença crónica, entregou na Assembleia da República uma petição pública com mais de 10 mil assinaturas que pedia para alargar a comparticipação de bombas de insulina a maiores de 18 anos, garantida apenas até ao momento utentes a menores.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT