Alimentação Saudável

Catarina Siqueira: a atriz portuguesa que perdeu 22 quilos em 4 meses

Ficou conhecida pela sua participação na série "Morangos com Açúcar" e é bem provável que nem a consiga reconhecer.

Tudo mudou depois de Catarina ser mãe. / Foto de Joanna Correia

À primeira vista, pode não reconhecer Catarina Siqueira. Mas os traços estão todos lá, mudou apenas a silhueta. Ficou conhecida em 2010, no papel de Anabela na série “Morangos com Açúcar“, da TVI. Entretanto, passou por “Doida por Ti” (2012) e “Ouro Verde” (2017). Na última novela já se notavam diferenças, foi nesse ano que a atriz de 32 anos resolveu fazer uma mudança drástica na sua vida.

Sempre foi uma criança magra, mas a entrada na adolescência alterou tudo. Não havia regras na alimentação e os alimentos processados eram os seus favoritos. Conseguir o papel na série juvenil não se traduziu num aumento da auto-estima, até porque havia uma pressão enorme sobre a sua imagem.

A atriz, que acabou agora a sua participação no programa “A Tua Cara Não Me É Estranha“, da TVI, revela à NiT que só depois de ser mãe de Luz, em 2016, é que percebeu que tinha de fazer alguma coisa. E assim foi.

Catarina Siqueira perdeu 22 quilos em quatro meses. Saiba como é que foi todo este processo.

Quando era miúda tinha uma alimentação equilibrada ou costumava comer de tudo? 
Sempre comi de tudo, mas mantendo uma alimentação equilibrada. Em minha casa sempre houve muita fruta, legumes e saladas. A minha mãe sempre foi muito cuidadosa e preocupada com a nossa alimentação. 

O desporto fazia parte da sua vida?
Sempre fui uma miúda muito ativa. Sempre adorei desporto, dança. Tinha mil atividades depois da escola, como dança Jazz e Ginástica Desportiva.

O seu peso foi algo com o qual sempre se sentiu bem durante a sua infância?
Durante a infância, sempre fui magrinha. Era das mais magras e mais altas da minha turma.

E na adolescência, algo mudou?
Tudo. A adolescência é uma fase tramada. Em variadíssimos sentidos. Há quem fique com a cara cheia de borbulhas, há quem comece a engordar desmesuradamente. Eu fui uma dessas. Das que engordou. Começas a ser mais independente, a ter uma vida mais autónoma, a ter mais abertura para seres tu a fazer as tuas próprias escolhas.

Em quatro meses tudo mudou.

A alimentação foi completamente alterada?
É aquela fase em que já podes ir ao bar da escola livremente e no primeiro intervalo da manhã, em vez de uma maçã, comes um folhado de salsicha. Depois chega a hora de almoço e já tens cartão verde para sair da escola e vais almoçar fora com os teus amigos. Claro que a opção fixe não é uma sopa e peixe com legumes a vapor, mas sim um hambúrguer com batatas fritas e de preferência cheio de ketchup e maionese. A hora do lanche é uma oportunidade incrível para voltar ao bar da escola ou até ao café mesmo ao lado do liceu e optar por um pão com chouriço e um refrigerante. Sumo natural é “pra meninos” ou, neste caso, para os “stôres”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT